Chegou o momento mais esperado da temporada de premiações de cinema. O Oscar acontece domingo, dia 27 de abril, numa cerimônia que tem tudo para ser desastrosa, já que a Academia preferiu ceder aos apelos do canal ABC para não fazer uma cerimônia muito longa e sem apelo para o público em geral. Com isso, surgiu uma onda de protestos forte – e com razão, já que os próprios artistas estão sendo desrespeitados.
As várias decisões questionáveis da Academia incluem: relegar várias categorias técnicas a uma gravação antes da cerimônia, sem que os premiados tenham o mesmo espaço para fazer seus discursos ao vivo, assim como grandes estrelas; encher a premiação de homenagens e apresentações musicais desnecessárias; e convidar apresentadores sem nenhuma ligação com os filmes indicados (ou com cinema), enquanto gente que fez parte dos filmes indicados não recebeu convite inicialmente. Isso tudo apenas afastou o público cativo do Oscar, que simplesmente quer ver seus artistas favoritos sendo devidamente reconhecidos. A própria indústria tem se manifestado contra as mudanças, mas em vão.
Após a cerimônia, vou comentar o impacto disso tudo. Agora, vamos às minhas apostas finais para o Oscar 2022, do mais provável para o menos provável em cada categoria, começando pelas oito categorias que não serão exibidas ao vivo:
CURTA DE FICÇÃO
- The Long Goodbye
- Please Hold
- The Dress
- Ala Kachuu – Take and Run
- On My Mind
Aposta: The Long Goodbye, devido à presença de Riz Ahmed.
Fique de olho em: Please Hold utiliza elementos de ficção científica para entreter enquanto conta uma história relevante e atual, no mesmo perfil do péssimo vencedor do ano passado.
Quem mais merece: The Dress, apesar de pesar a mão em alguns momentos (como todos os indicados), este filme tem atuações excepcionais e é o mais bem dirigido.
CURTA DE DOCUMENTÁRIO
- The Queen of Basketball
- Audible
- Lead Me Home
- Three Songs of Benazir
- When We Were Bullies
Aposta: além de ter um apelo social e histórico, The Queen of Basketball é o mais charmoso dos curtas, com uma figura muito carismática conduzindo a narrativa. Sua morte pouco tempo antes da cerimônia deu mais visibilidade à obra.
Fique de olho em: Lead Me Home ou Audible podem surpreender, por estarem disponíveis na Netflix.
Quem mais merece: Audible
CURTA DE ANIMAÇÃO
- The Windshield Wiper
- Bestia
- Robin Robin
- Affairs of the Art
- Boxballet
Aposta: The Windshield Wiper é o curta com maior apelo universal entre os indicados com uma mensagem socialmente relevante mais clara. Essa mensagem está ligada a relações amorosas nos dias atuais, o que deve gerar uma grande conexão com os votantes.
Fique de olho em: Bestia tem um forte apelo social e histórico, mas pode ser pesado demais para alguns votantes. Já Robin Robin é a opção mais acessível, por ser uma história para toda a família e por estar na Netflix.
Quem mais merece: Bestia
MAQUIAGEM E PENTEADOS
- Os Olhos de Tammy Faye
- Um Príncipe em Nova York 2 (Coming 2 America)
- Cruella
- Duna
- Casa Gucci
Aposta: as vitórias de Os Olhos de Tammy Faye nos precursores mais recentes indicam o caminho que a Academia deve trilhar.
Fique de olho em: Cruella ou Um Príncipe em Nova York 2
Quem mais merece: Duna
DESIGN DE PRODUÇÃO
- Duna
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
- A Tragédia de Macbeth
Aposta: Duna ganhou os precursores necessários para virar favorito, então deve ser mais um prêmio para a ficção científica épica.
Fique de olho em: O Beco do Pesadelo ainda pode virar o jogo, principalmente porque o Oscar adora filmes de época suntuosos nesta categoria.
Quem mais merece: Duna
Aposta: Duna deve dar mais um Oscar a Hans Zimmer, que fez um trabalho bem chamativo e que foi destacado ao longo da temporada pela criação de sons únicos. É a trilha que mais ganhou prêmios que costumam se repetir no Oscar.
Fique de olho em: a trilha de Jonny Greenwood para Ataque dos Cães ganhou muitos prêmios da crítica, mas perdeu gás na fase final. Ainda assim, se o filme for abraçado pela Academia, é possível que sua trilha surpreenda entre os vencedores.
Quem mais merece: Ataque dos Cães
Aposta: uma das categorias mais difíceis de prever, já que o Critics Choice premiou Amor, Sublime Amor, que não está indicado, enquanto o BAFTA premiou 007 – Sem Tempo para Morrer, que também ficou de fora no Oscar. Apesar de tick, tick… BOOM! e King Richard: Criando Campeões terem vencido o sindicato, quem deve levar é Duna, já que o a Academia tende a reconhecer obras com edição chamativa, e é comum o vencedor ganhar ou ao menos ser indicado a som também.
Fique de olho em: King Richard: Criando Campeões, que venceu o sindicato, tem cenas de partidas com edição chamativa e porque a Academia gosta de premiar filmes de esporte nesta categoria.
Quem mais merece: Ataque dos Cães tem uma edição quase invisível, mas crucial para deixar momentos tensos ainda mais memoráveis.
Aposta: outro prêmio que Duna deve ganhar facilmente. O filme levou quase tudo nesta categoria e tem o perfil de obra que costuma ser reconhecida aqui (grandes espetáculos visuais e sonoros).
Quem mais merece: o trabalho sonoro que mais me impressionou foi de Ataque dos Cães, que engrandece o filme em cenas-chave de forma bastante sutil.
EFEITOS VISUAIS
- Duna
- Homem-Aranha: De Volta para Casa
- Free Guy: Assumindo o Controle (Free Guy)
- 007 – Sem Tempo para Morrer
- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings)
Aposta: Duna não tem concorrência nesta categoria, tendo vencido praticamente todos os precursores importantes.
Quem mais merece: Duna
Aposta: Billie Eilish se firmou como favorita, e o fato de estar em um filme visto por muita gente não atrapalha.
Fique de olho em: a música do filme da Disney pode beneficiar Lin-Manuel Miranda, por causa de sua popularidade e pelo sucesso recente da trilha sonora.
Quem mais merece: a música cantada por Beyoncé é a mais impactante, encaixando-se perfeitamente no momento em que é inserida no filme.
Aposta: Duna venceu o sindicato e o BAFTA, o que mostra sua força. Além disso, o Oscar quase sempre foi para os filmes considerados os grandes espetáculos visuais de seus anos, pelo menos na última década, e o filme de Denis Villeneuve se encaixa nesse padrão.
Fique de olho em: Ari Wagner pode surpreender por seu trabalho incrível em Ataque dos Cães. Apesar da vitória no Critics Choice Awards e de ter vencido muitos prêmios da crítica, a indicada pode se beneficiar de uma narrativa forte: ela seria a primeira mulher a vencer a categoria. No entanto, só o nome do filme aparece no momento da votação, e muitos votantes podem não se lembrar disso.
Quem mais merece: a fotografia de A Tragédia de Macbeth, que é uma das mais acachapantes da temporada.
Aposta: não tem para ninguém. Cruella já ganhou.
Quem mais merece: Cruella
Aposta: na dúvida, não aposte contra a Disney, principalmente quando seu principal filme na disputa está no auge da popularidade e bastante acessível aos votantes. Por isso, Encanto deve levar.
Fique de olho em: A Família Mitchell e a Revolução das Máquinas e Flee podem passar a perna na Disney, mas será um choque se isso acontecer.
Quem mais merece: Flee, cuja animação é usada de maneira excepcional.
DOCUMENTÁRIO (LONGA)
- Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada) ((Summer of Soul (… or, When the Revolution Could Not Be Televised)
- Flee – Nenhum Lugar para Chamar de Lar
- Attica
- Writing with Fire
- Ascension
Aposta: o documentário com mais pinta de crowdpleaser e que teve maior visibilidade tem tudo para vencer. Então, dificilmente o prêmio não vai para Summer of Soul, que também liderou os prêmios da crítica e demais precursores.
Fique de olho em: será que Flee sai sem nada mesmo com as indicações históricas? A dificuldade para se consolidar favorito em uma das categorias a que foi indicado e a falta de visibilidade em comparação com os favoritos atrapalhou, mas existe a chance de uma surpresa aqui.
Quem mais merece: Flee, que é muito mais revolucionário e inventivo que o favorito, além de ser bastante impactante e muito relevante com o que está acontecendo no mundo.
Aposta: seria ilógico se o único desta categoria que conseguiu aparecer também em roteiro, diretor e filme não estivesse na frente. Portanto, Drive My Car ganha, sem dúvidas.
Quem mais merece: apesar de preferir Flee e gostar muito de A Pior Pessoa do Mundo, é inegável que Drive My Car é tão merecedor quanto eles.
Aposta: considerando que Licorice Pizza venceu apenas o BAFTA e perdeu o favoritismo, Belfast ganhou só o Globo de Ouro e o Critics Choice, que não possuem votantes em comum, e Não Olhe para Cima supreendeu no WGA mas não parece ter força o bastante, acredito que haverá uma divisão de votos que pode beneficiar o filme com uma torcida mais apaixonada, ainda que não tão numerosa. Sendo assim, vou arriscar e apostar no filme norueguês.
Fique de olho em: praticamente qualquer indicado tem chance, menos King Richard: Criando Campeãs.
Quem mais merece: o único roteiro realmente ótimo desta categoria vergonhosa é A Pior Pessoa do Mundo, que atingiu em cheio o zeitgeist.
Aposta: após surpreender no BAFTA e levar o WGA como esperado (já que os outros pesos pesados não estavam indicados pela questão da elegibilidade), No Ritmo do Coração virou o favorito, fortalecendo o filme na categoria principal.
Fique de olho em: considerado o favorito até as últimas semanas, Ataque dos Cães perdeu força na categoria, tendo vencido apenas o Critics Choice. Porém, a Academia ainda pode reconhecer Jane Campion aqui caso seu filme esteja bem forte, e essa vitória seria um ótimo sinal de que ele pode levar a categoria principal.
Quem mais merece: amo os roteiros de Ataque dos Cães e A Filha Perdida, mas meu favorito é Drive My Car, cujo roteiro sublime é o ponto forte do filme.
Aposta: Kotsur deixou Smit-McPhee, que venceu apenas o Globo de Ouro, comendo poeira. Com SAG, Critics Choice, BAFTA e Film Independent Spirit Awards em mãos, o ator mais carismático da temporada conquistou as pessoas a cada discurso e fez todo mundo lembrar de como ele está irresistível em seu filme. Será o primeiro ator surdo a vencer uma categoria de atuação masculina.
Fique de olho em: a chance de Smit-McPhee agora é minúscula, então não conte com isso.
Quem mais merece: Kotsur e Smit-McPhee são os melhores da categoria, mas meu coração é de Kotsur.
Aposta: além de ser uma rara vencedora latina, negra e LGBTQOA+, DeBose tem o diferencial de seguir os passos de Rita Moreno, sua colega de elenco que venceu o Oscar pela mesma personagem, décadas atrás. Após ter vencido todos os precursores televisionados, o Oscar vai para ela.
Fique de olho em: Dunst vencendo caso seu filme esteja muito forte é uma possibilidade, mas muito pequena, então o melhor é aceitar que o prêmio vai para DeBose mesmo.
Quem mais merece: já que Ruth Negga não apareceu por Identidade (Passing), a melhor da categoria é Dunst, que faz um trabalho meticuloso e nada artificial.
Aposta: já que Smith venceu todos os prêmios televisionados, mesmo não tendo aparecido muito entre as premiações da crítica, parece que chegou mesmo a vez dele.
Fique de olho em: já que Cumberbatch não venceu nem o BAFTA, sua chance de tirar o prêmio de Smith é ínfima.
Quem mais merece: Cumberbatch, que fez um trabalho muito complexo.
ATRIZ
- Penélope Cruz, Mães Paralelas (Parallel Mothers)
- Jessica Chastain, Os Olhos de Tammy Faye (The Eyes of Tammy Faye)
- Kristen Stewart, Spencer
- Olivia Colman, A Filha Perdida
- Nicole Kidman, Apresentando os Ricardos
Aposta: chocando muita gente, Cruz conseguiu sua indicação mesmo sem ter aparecido em nenhuma premiação grande, apenas na força dos prêmios da crítica e do apoio de colegas de profissão. Esse suporte foi decisivo e eu desconfio de que vai fazer a diferença na reta final. O fato de ser uma atriz querida pela Academia, num filme pouco divisivo e com uma personagem cativante ajuda bastante neste cenário de indefinição.
Fique de olho em: minha aposta em Cruz é um grande risco, já que ela não venceu nada significativo além do prêmio no Festival de Veneza e sua vitória seria tão atípica quanto a vitória surpreendente de Marcia Gay Harden, que também não tinha sido indicada a nenhum televisionado antes do Oscar, há 21 anos. Chastain é o nome mais óbvio, já que venceu o SAG, o único precursor com votantes em comum (a vitória no Critics Choice não diz muito, já que eles provavelmente só foram na onda para tentar acertar o Oscar). Ela tem feito campanha e sua transformação física chamam atenção. No entanto, seu filme foi pouco visto, não é tão aclamado, e a personagem tem um apelo maior nos Estados Unidos. Stewart também se jogou na campanha e tem uma base forte de apoiadores, mas a natureza desafiadora do filme pode atrapalhar. Colman é sempre uma incógnita, enquanto Kidman perdeu o gás depois de vencer só o Globo de Ouro. Resumindo: qualquer uma tem chance, e os novos votantes, principalmente os internacionais, vão fazer a diferença, assim como os membros do BAFTA, que não tiveram a oportunidade de escolher entre elas, já que suas indicadas foram completamente diferentes.
Quem mais merece: gosto muito de Colman, Cruz e Stewart. Entre elas, eu escolheria a última, por não ter vencido ainda.
DIRETOR
- Jane Campion, Ataque dos Cães
- Kenneth Branagh, Belfast
- Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor
- Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza
- Ryusuke Hamaguchi, Drive My Car
Aposta: assim como Chloé Zhao ano passado, Campion levou tudo e simplesmente não tem concorrência clara. Por isso, a única diretora indicada duas vezes nesta categoria deve se tornar a terceira mulher a vencer o prêmio, mesmo após a breve polêmica causada por sua declaração no discurso que fez no Critics Choice.
Quem mais merece: Campion é quem fez um trabalho mais impressionante, dando uma aula de direção.
Aposta: Ataque dos Cães ganhou quase tudo da crítica e, entre as premiações televisionadas, venceu o Critics Choice, o BAFTA e o Globo de Ouro, além de ter vencido o DGA, o que costuma ser um bom sinal. Por outro lado, No Ritmo do Coração venceu o SAG (onde Ataque dos Cães não apareceu) de elenco e o PGA, que é um forte indicador para o Oscar, por ter o mesmo estilo de votação, que prioriza o consenso, não quem foi mais votado em primeiro lugar. Como No Ritmo do Coração teve um surgimento na reta final da votação, tem um apelo emocional e uma mensagem social mais claros, e ganhou uma campanha da Apple muito forte na hora certa, algo me diz que esta corrida bastante disputada vai pender para ele.
Fique de olho em: tanto Ataque dos Cães quanto No Ritmo do Coração têm muita chance de vitória. Independentemente de qual dois dois vença, estatísticas com certeza serão quebradas. Se No Ritmo do Coração vencer, será um ponto final na tradição de melhor edição e melhor diretor sendo cruciais para vitórias em melhor filme. Por outro lado, se Ataque dos Cães vencer, será uma das raras vezes em que um filme ganha a categoria principal apenas com melhor diretor junto (caso não vença mais nenhuma outra categoria). Se a vitória de Ataque dos Cães não ocorrer, muito será falado sobre os motivos, incluindo a LGBTfobia e machismo de votantes como Sam Elliott, que podem colocar o filme em uma posição muito baixa no ranking, prejudicando no voto preferencial. O fato de não dar ao público cenas fofas e que levam ao choro fácil, o que No Ritmo do Coração conseguiu, fazendo as pessoas se sentirem bem ao fim da sessão. Qualquer um desses filmes vencendo significará um melhor filme dirigido por uma mulher, o que ainda é raro, e a primeira vez que uma plataforma de streaming consegue o Oscar de melhor filme, coisa que a Netflix tenta há anos.
Quem mais merece: Ataque dos Cães, que é impecável tecnicamente e poderosíssimo, com uma história desconstruída e extremamente pertinente. Ele deve ser lembrado assim como o injustiçado O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005) caso perca.
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