Crítica exclusiva: The Missing (2023)

O Cinematic Tips é o primeiro site brasileiro a conferir e analisar The Missing (Iti mapukpukaw, 2023), o filme selecionado pelas Filipinas para representar o país no Oscar. Confira a crítica abaixo:

“Você é cheio de surpresas”. É assim que o protagonista de The Missing é caracterizado por outra personagem. Essa descrição não poderia ser mais adequada, tanto para o protagonista como para o filme em si. A cada nova curva, este belo drama filipino nos surpreende ao contar a jornada de um jovem sem boca que precisa enfrentar um trauma de infância enquanto se conecta com um colega de trabalho e é perseguido por alienígenas.

Sim, você leu direito. O que começa como uma história aparentemente mundana toma rumos imprevisíveis no filme de Carl Joseph Papa, que explora elementos de ficção científica e até body horror, sem nunca deixar de lado o núcleo realista desta história carregada de humanismo.

Apesar de abordar temas densos, a obra tem uma leveza que é tão poderosa quanto o peso de revelações desnorteadoras. Os primeiros passos de um relacionamento LGBTQIA+ ajudam a amplificar a delicadeza que permeia toda a obra, assim como a presença marcante de Dolly de Leon como mãe do personagem principal. Além dela, Carlo Aquino e Gio Gahol estão excelentes.

Se em determinadas obras o uso de flashbacks é um recurso que em nada acrescenta, em The Missing ele é essencial para revelar, pouco a pouco, as peças do quebra-cabeça. Ao optar por apresentar sua história a partir de uma animação que funde técnicas 2D e rotoscopia, o cineasta consegue o tom lúdico necessário para dar um charme especial à narrativa.

O grande poder de The Missing é mostrar como não precisamos lidar com as consequências de experiências traumáticas sem ajuda. O apoio de pessoas que amamos e que nos amam tem um efeito extraordinário rumo à superação de nossos traumas, assim como um filme sensível como este pode ser transformador.

Chance no Oscar: com uma temática pungente e cenas emocionantes, The Missing tem potencial para ser uma das surpresas na pré-lista, podendo se tornar o primeiro indicado do país na categoria de melhor filme internacional. A presença de mais votantes jovens e de diversos países pode ajudar, como temos visto recentemente com escolhas menos convencionais.

 

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »
RSS
Follow by Email