20 DRAMAS INTENSOS PROTAGONIZADOS POR PERSONAGENS LGBTQIA+

O segundo post da série para homenagear o cinema LGBTQIA+ é focado em dramas intensos protagonizados por personagens que fazem parte dessa minoria.

Eu tentei incluir filmes de diversos escopos, feitos no Brasil, em Hollywood e em outros países. Também optei por não incluir obras que conseguiram indicação ou vitória no Oscar em melhor filme ou filme internacional, para focar em trabalhos que talvez ainda não tenham sido amplamente descobertos. E, claro, é bom ressaltar que há muitos outros filmes LGBTQIA+ incríveis por aí, alguns que eu também ainda não vi (aceito dicas!). Basta deixar a preguiça de lado e ir atrás desses filmes para descobrir um mundo ainda mais colorido e alegre.

Outro detalhe que é bom ressaltar: priorizei filmes em que um dos protagonistas é LGBTQIA+. E também vale lembrar que alguns filmes não refletem exatamente a forma como aceitamos determinados comportamentos hoje, o que escancara o quanto já evoluímos, no cinema e na sociedade.

Confira abaixo 20 filmes intensos protagonizados por personagens LGBTQIA+:

O Menino e o Vento (1967)

Realizado em plena ditadura militar, este drama é considerado o primeiro filme brasileiro a abordar a homossexualidade. Conduzida de forma belíssima, a obra retrata a angústia de um homem acusado de se envolver com um jovem desaparecido. A maneira como o vento é utilizado, tanto como metáfora quanto literalmente, é brilhante.

Disponível: YouTube.

Memórias da Carne (Mysterious Skin, 2005)

Este é o filme mais maduro de Gregg Araki, conhecido por uma filmografia subversiva. Trata-se de um drama que explora temas pesadíssimos, sem nunca exagerar na abordagem. Brady Corbet e Joseph Gordon Levitt estão em um grande momento na pele de amigos atormentados por uma trauma chocante.

Disponível: apenas via Torrent.

O Duque de Burgundy (The Duke of Burgundy, 2015)

Sexy sem sem vulgar e extremamente sofisticado, este filme romântico tem fetiches, surpresas e atuações impecáveis. A história é sobre duas mulheres ligadas por um jogo imprevisível de dominação e submissão.

Disponível: apenas via Torrent.

A Criada (The Handmaiden, 2016)

Este suspense erótico sul-coreano é um requinte para os olhos, além de provocar a mesma sensação de um passeio de montanha-russa, graças às inúmeras reviravoltas que a obra usa para contar a história de uma vigarista que acaba se apaixonando por um de seus alvos.

Disponível: NOW.

Selvagem (Sauvage, 2019)

Com muito naturalismo, este filme francês mostra como é a rotina de um garoto de programa inconsequente. Félix Maritaud é uma revelação no papel principal, fazendo a gente torcer para seu personagem em vez de julgá-lo, mesmo quando não entendemos suas atitudes.

Disponível: Apple TV, Google Play e YouTube.

Triângulo Obsceno (The Dying Gaul, 2005)

Bastante sexy, este suspense mostra o envolvimento entre um escritor e um casal. Peter Sarsgaard está um espetáculo no papel principal deste filme imprevisível.

Disponível: apenas via Torrent.

Greta (2019)

Marco Nanini brilha muito neste filme sobre um enfermeiro que se envolve com um paciente perigoso para ajudar sua amiga trans. O drama é um ótimo e raro exemplo de como abordar a homossexualidade na terceira idade sem cair em clichês.

Disponível: Globo Play, NOW e Apple TV.

Bent (1997)

Não faltam filmes sobre nazismo, mas há poucos focados em personagens homossexuais. Neste drama, vemos a luta de um homem gay para sobreviver em um campo de concentração. Clive Owen está excelente como o protagonista, que vive um romance em meio ao seu sofrimento, o que rende uma das cenas de sexo mais inspiradas e surpreendentes que o cinema já criou.

Disponível: apenas via Torrent.

Lingua Franca (2020)

Com uma mão delicada, a cineasta transsexual Isabel Sandoval explora a situação de pessoas trans que vivem sem documentação nos Estados Unidos. Feito durante o governo de Donald Trump, o drama é um exemplar do medo sentido por pessoas LGBTQIA+ e sem os documentos exigidos pelo país no período.

Disponível: apenas via Torrent.

Um Estranho no Lago (L’Inconnu du Lac, 2014)

Ambientado em um lago usado por nudistas e gays que desejam encontros sexuais, este suspense não poupa nas cenas de sexo para contar a intoxicante história de um homem que se envolve com outro sem saber o perigo que corre.

Disponível: Telecine, Globo Play, NOW e Apple TV.

Um Dia Muito Especial (Una Giornata Particolari, 1977)

Com uma química inigualável, Sophia Loren e Marcello Mastroianni estrelam este lindo drama, que conta a história de como dois vizinhos se aproximam durante a visita de Hitler a Mussolini na cidade onde os protagonistas moram.

Disponível: apenas via Torrent.

A Festa da Menina Morta (2009)

Dirigido por Matheus Nachtergaele, este filme acompanha um beato que se aproveita da fé alheia em meio a uma celebração religiosa típica da região onde mora. A entrega de Daniel Oliveira e Jackson Antunes é louvável e o diretor prova que sabe tratar temas extremamente delicados com muita segurança.

Disponível: apenas via Torrent.

Urbania (2000)

Abordando o luto de um jeito diferente, este drama acompanha um jovem gay vagando pelas ruas de Nova York e interagindo com pessoas que compartilham suas histórias com o personagem, vivido pelo ótimo Dan Futterman.

Disponível: apenas via Torrent.

Geração Maldita (The Doom Generation, 1995)

Como citei acima, Gregg Araki é conhecido por obras cheias de subversão. Neste filme, o diretor expõe sua revolta com o mundo numa história intensa mas com muito humor sobre a relação entre três jovens, regada a muito sexo e violência.

Disponível: apenas via Torrent.

Infâmia (The Children’s Hour, 1961)

Controverso na época e com um final que ainda rende muita discussão, este drama sobre uma duas professoras acusadas de serem um casal por uma garota mimada é um retrato de como a sociedade tratava homossexuais com desconfiança. As protagonistas são vividas por ninguém menos que Shirley MacLaine e Audrey Hepburn.

Disponível: apenas via Torrent.

Deixe a Luz Acesa (Keep the Lights On, 2012)

A forma como o vício em drogas ilícitas atrapalha casais é o tema deste drama visceral, que também aborda a dificuldade para se assumir.

Disponível: apenas via Torrent.

Praia do Futuro (2014)

Dividido em três atos, este drama estrelado por Wagner Moura é um filme sensual sobre como as decisões de um salva-vidas afetam não só o seu futuro, mas também a vida de quem está ao seu redor.

Disponível: Telecine Play, NOW, Globo Play, Google Play e Apple iTunes.

Os Rapazes da Banda (The Boys in the Band, 1970)

Refilmada no ano passado, esta obra coloca um grupo de amigos gays sob uma lupa, expondo vulnerabilidades e falhas durante um jantar de aniversário. O elenco em plena sintonia e o roteiro afiado fazem deste filme um clássico.

Disponível: apenas via Torrent.

Tinta Bruta (2018)

Com um visual memorável, este drama exala sensualidade ao acompanhar um jovem que faz apresentações eróticas para ganhar dinheiro indo atrás de outro usuário copiando sua técnica.

Disponível: Telecine Play, NOW, Looke, Apple iTunes e Google Play.

A Lei do Desejo (La Lay del Deseo, 1987)

Não dava para falar sobre filmes intensos sem ao menos uma obra de Pedro Almodóvar, né? Neste filme, um diretor de cinema se envolve com um jovem possessivo, vivido por Antonio Banderas, que se entregou a cenas tórridas quando poucos atores faziam isso.

Disponível: Telecine, Apple iTunes, NOW, Google Play, YouTube e Vivo Play.

 

Se você conhece outros dramas LGBTQIA+ intensos, deixe sua recomendação nos comentários e não se esqueça de conferir mais dicas amanhã. E clique aqui para conferir os 15 filmes leves e divertidos protagonizados por personagens LGBTQIA+. 

 

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email