PREVISÕES PARA O OSCAR 2024: DIRETOR (SETEMBRO)

Geralmente, os cineastas presentes na categoria de direção costumam ser os responsáveis pelas obras de maior impacto em melhor filme. A dificuldade para prever está no fato de que apenas metade dos indicados na principal categoria do Oscar terá seus diretores reconhecidos. Por enquanto, alguns nomes já despontam na dianteira, mas há espaço para surpresas.

Confira as previsões para o Oscar de melhor diretor:

1. Christopher Nolan, Oppenheimer

O drama mais visto do ano até o momento. Vários diretores ressaltando a importância do filme para a indústria cinematográfica. Primor técnico. Se isso não te convenceu de que Nolan é o favorito nesta categoria, nada mais vai convencer.

2. Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas (Poor Things)

Quem pode passar a perna no Nolan é este cineasta grego que dirigiu um filme que deve brigar para levar o ouro na categoria principal. O fato de oferecer um espetáculo visual sempre é bem-vindo em melhor direção.

3. Martin Scorsese, Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon)

Um dos cineastas mais respeitados do planeta dirigindo mais uma obra aclamadíssima? Será uma baita surpresa se ele não for indicado.

4. Jonathan Glazer, The Zone of Interest

A Academia tende a apreciar filmes ambientados na Segunda Guerra. Mesmo que não seja tão convencional quanto outras obras abordando o holocausto, este drama tem tudo para entrar na categoria principal, e, na última década, os votantes costumam achar espaço para realizadores de filmes mais “internacionais”.

5. Greta Gerwig, Barbie

Dona do maior fenômeno de 2023, Gewrig pode facilmente ser reconhecida por sua difícil realização. No entanto, ela já foi esnobada antes…

Outras possibilidades:

6. Celine Song, Vidas Passadas (Past Lives)

Um dos dramas mais bem-sucedidos do ano, mas cuja diretora pode ser relegada à categoria de debut nas premiações, enfraquecendo suas chances aqui.

7. Justine Triet, Anatomia de uma Queda (Anatomy of a Fall)

Com a não seleção do filme para representar a França, Triet vai precisar de todo o apoio da crítica, além de torcer para que o filme siga os passos de Triângulo da Tristeza (Triangle of Sadness, 2022) e seu realizador.

8. Alexander Payne, Os Rejeitados (The Holdovers)

Já indicado a melhor diretor três vezes, Payne seria uma escolha relativamente segura para preencher uma das cinco vagas este ano, especialmente porque seu novo filme deve agradar tanto quanto agradou em Telluride e no Festival de Toronto (TIFF), onde saiu com o segundo lugar do prêmio do público.

9. Hayao Miyazaki, The Boy and the Heron

Falando no TIFF, a animação deste gênio da animação abocanhou o terceiro lugar do prêmio do público, feito que indica uma aprovação enorme. A indústria admira bastante Miyazaki, e esta seria uma oportunidade de fazer história o indicando em melhor direção, a primeira vez que alguém seria indicado por uma animação. Se tem alguém que pode conseguir isso é ele.

10. Cord Jefferson, American Fiction

O prêmio máximo do público no TIFF foi para esta sátira, o que aponta para uma inevitável indicação a melhor filme, mas nem sempre isso se reflete em melhor diretor (Taika Waititi que o diga). Além disso, ele pode ser reconhecido “apenas” a roteiro e categorias de estreia na direção, assim como Song.

No radar:

Bradley Cooper, Maestro

Blitz Bazawule, A Cor Púrpura (The Color Purple)

Ridley Scott, Napoleão (Napoleon)

Ava Duvernay, Origin

Andrew Haigh, All of Us Strangers

Quem mais deveria ter buzz:

Kleber Mendonça Filho, Retratos Fantasmas

E você, quem está prevendo para o Oscar de melhor diretor?

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »
RSS
Follow by Email