15 documentários LGBTQIA+ inspiradores

O terceiro post da série para homenagear o cinema LGBTQIA+ é focado em documentários inspiradores sobre quem faz parte dessa minoria.

Eu tentei incluir filmes de diversos escopos, feitos no Brasil, em Hollywood e em outros países. É bom ressaltar que há muitos outros filmes LGBTQIA+ incríveis por aí, alguns que eu também ainda não vi (aceito dicas!). Basta deixar a preguiça de lado e ir atrás desses filmes para descobrir um mundo ainda mais colorido e alegre.

Confira abaixo 15 documentários LGBTQIA+ inspiradores:

Laerte-se (2017)

Um belo retrato da cartunista e chargista Laerte, que viveu como homem por mais de 60 antes de revelar sua identidade como mulher transexual.

Disponível: Netflix.

Paris Is Burning (1990)

Um dos filmes mais icônicos e influentes sobre o público LGBTQIA+. Acompanha frequentadores dos bailes onde eram comuns competições e onde a dança vogue dominava. Mais do que a alegria das apresentações, a obra mostra os sonhos e ambições daquelas pessoas marginalizadas pela sociedade.

Disponível: apenas via Torrent.

Os Tempos de Harvey Milk (The Times of Harvey Milk, 1984)

Este documentário é sobre a trajetória do ativista político Harvey Milk, que teve um impacto enorme para a comunidade LGBTQIA+ e para a sociedade em geral nos anos 1970.

Disponível: apenas via Torrent.

Jonathan Agassi Saved My Life (2018)

Além de mostrar os bastidores de produções pornográficas voltadas para gays, este documentário retrata as dificuldades e pressões enfrentadas por um ator israelense extremamente carismático, assim como a importância do apoio oferecido por sua mãe durante os momentos mais difíceis.

Disponível: apenas via Torrent.

Lembro Mais dos Corvos (2019)

No decorrer de uma noite de insônia, uma atriz trans relata sua história de vida, desde seus traumas até seu amor pelo cinema.

Disponível: Looke.

O Outro Lado de Hollywood (The Celluloid Closet, 1995)

Este filme escancara a forma como a comunidade LGBTQIA+ sempre foi retratada no cinema, tanto as representações positivas quanto negativas.

Disponível: apenas via Torrent.

São Paulo em Hi-Fi (2013)

Documentário que revela como eram as noites gays na capital de São Paulo nas décadas de 1960, 1970 e 1980, desde a importância de transformistas até as dificuldades com a repressão da sociedade e as consequências da epidemia da AIDS.

Disponível: apenas via Torrent.

Prodigal Sons (2010)

Filme que conta a surpreendente história de dois irmãos após um deles revelar que é uma mulher trans. Até mesmo um famoso diretor de Hollywood acaba fazendo parte das surpresas.

Disponível: apenas via Torrent.

Bem-Vindo à Chechênia (Welcome to Chechnya, 2020)

Documentário extremamente tenso e chocante que mostra o pesadelo vivido por moradores LGBTQIA+ da Chechênia, que correm risco de vida ficando lá e tentando escapar do genocídio russo. Para proteger os participantes, o filme usa uma técnica pioneira para alterar seus rostos, o que gera um efeito único.

Disponível: Telecine Play, NOW e Apple iTunes.

Carta Para Além dos Muros (2019)

Esta obra ajuda a desmistificar os estigmas relacionados ao HIV, contando histórias de quem vive com o vírus e mostrando como o Brasil lidou com o surgimento da epidemia da AIDS.

Disponível: Netflix.

Não é o Homossexual Que é Perverso, Mas a Situação Em Que Ele Vive (Nicht Der Homossexuale Ist Pervers Sondern Die Situation, in Der Er Lebt, 1971)

Ao acompanhar um jovem homossexual alemão, este documentário funciona como um retrato da sociedade na época, a partir de representações e divagações envolvendo gays na Alemanha.

Disponível: Vimeo.

Dzi Croquettes (2009)

O foco deste documentário é o grupo de teatro e dança que usou a irreverência e a libertação sexual para criticar a repressão da ditadura militar no Brasil.

Disponível: apenas via Torrent.

Revelação (Disclosure, 2020)

Documentário que examina a representação problemática da comunidade LGBTQIA+ no cinema, focando em artistas e personagens trans.

Disponível: Netflix.

Mr. Leather (2019)

Um mergulho no universo do fetiche por couro no meio LGBTQIA+, passando por práticas da rotina de quem é adepto até concursos profissionais.

Disponível: Mubi e NOW.

How to Survive a Plague (2012)

Um dos filmes mais completos sobre a luta da comunidade LGBTQIA+ para sobreviver ao genocídio do governo dos Estados Unidos durante a epidemia da AIDS.

Disponível: apenas via Torrent.

 

Se você conhece outros documentários LGBTQIA+ inspiradores, deixe sua recomendação nos comentários e não se esqueça de conferir mais dicas amanhã. Aproveite para dar uma olhada nos posts anteriores do blog, com dicas de filmes leves e dramas intensos protagonizados por pessoas queer.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email