PREVISÕES PARA O OSCAR 2024: FILME (SETEMBRO)

Um mar de possibilidades à nossa frente na categoria principal do Oscar. Algum filme será forte o suficiente para enfrentar Barbenheimer? Os dois responsáveis pelo maior fenômeno do ano estão muito bem posicionados. Porém, há diversas alternativas para a Academia, incluindo filmes que se saíram muito bem em festivais.

Confira as previsões para o Oscar de melhor filme:

1. Pobres Criaturas (Poor Things)

Depois de ser universalmente aprovado nos festivais de Telluride e Veneza, onde ganhou o cobiçado Leão de Ouro, o novo filme de Yorgos Lanthimos é um dos títulos com mais potencial para vencer o Oscar, seguindo os passos de A Forma da Água (The Shape of Water, 2017), outra obra premiada em Veneza após conquistar a crítica com seu apuro técnico e uma mensagem de empoderamento capaz de ressoar com o público, incluindo os membros da Academia.

2. Oppenheimer

Este hit gigantesco de Christopher Nolan me passa a impressão de que será aquele filme recordista de indicações e algumas vitórias, mas perdendo justamente o prêmio principal para outro com hype mais recente na época da votação. Começar a temporada como o favorito nem sempre é algo favorável. Por mais que a obra seja muito amada, manter o favoritismo é difícil, principalmente numa temporada com diversos filmes tão aclamados quanto ele.

3. Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon)

A única coisa que falta para o novo drama de Martin Scorsese se consolidar como uma ameaça nesta categoria é ser sucesso de público, pois a aprovação entusiasmada da crítica no Festival de Cannes o filme já tem.

4. Barbie

O projeto mais visto do ano conseguiu também ótimas críticas e caiu na boca do povo, inclusive por conta de mensagens progressistas, que devem se conectar com a geração mais nova e internacional de membros. A comédia de Greta Gerwig tem a cara de uma vitória de elenco no SAG…

5. The Zone of Interest

Mesmo que este filme acabe não se tornando a prioridade da A24, o histórico da Academia mostra que duvidar de obras sobre o holocausto é um grande risco. Por mais que não seja considerado “tradicional”, o drama de Jonathan Glazer foi aclamado o bastante, e ano a ano temos visto a Academia abraçar projetos menos “convencionais”.

6. American Fiction

Vencer o prêmio do público no Festival de Toronto (TIFF) é um forte indício de que a Academia também “comprará” o filme. Pode até ser só uma coincidência, mas é inegável como essa estatística tem se provado – sem exceção há mais de uma década. O entusiasmo de quem viu esta sátira no TIFF é palpável.

7. Vidas Passadas (Past Lives)

Outro drama da A24. Com elogios rasgados desde o Festival de Sundance, este filme já foi bem na bilheteria e pode se tornar um dos queridinhos no circuito da crítica.

8. Os Rejeitados (The Holdovers)

O segundo lugar do público no TIFF também é um forte concorrente. Trata-se de uma história considerada emotiva e engraçada, sob a direção de alguém que o Oscar costuma reconhecer.

9. A Cor Púrpura (The Color Purple)

Um dos únicos filmes ainda não vistos, esta adaptação do musical de mesmo nome tem o pedigree certo para um possível reconhecimento, com nomes de impacto envolvidos na produção, como ninguém mais ninguém menos do que Oprah.

10. Anatomia de uma Queda (Anatomy of a Fall)

Um dos azarões da temporada pode ser este vencedor da Palma de Cannes. Azarão porque seria a primeira vez que dois filmes “internacionais” entram nesta categoria, e o drama de Jonathan Glazer já está na frente. A não seleção para representar seu país poderia atrapalhar em outro contexto, mas tudo indica que a Neon fará campanha, o buzz para sua protagonista na categoria de melhor atriz atrairá olhares e a presença de muitos diálogos em inglês deve ajudar.

Outras possibilidades:

11. Maestro

É isso mesmo. A potencial prioridade da Netflix ficou de fora do top 10. Não é muito provável que a gigante das plataformas de streaming fique sem nenhum representante. Entretanto, as reações de Veneza foram sólidas, mas sem muita paixão. Vamos ver como o filme é recebido em outros festivais (como o de New York) e se o público abraçará esta obra.

12. All of Us Strangers

O drama de Andrew Haigh abalou as estruturas no Festival de Telluride, fazendo muitos críticos se emocionarem, o que rendeu notas altíssimas. O filme está atrás de Pobres Criaturas no ranking de prioridades de seu estúdio. No entanto, a paixão pelo filme pode levá-lo a menções nas premiações da crítica e até ter força no BAFTA.

13. The Boy and the Heron

Outra possibilidade de um filme não falado em inglês. Além de ter recebido críticas extremamente positivas no TIFF, onde ficou em terceiro lugar no prêmio do público (a primeira vez que uma animação fica no top 3), este filme é a possível despedida de Hayao Miyazaki, um dos diretores mais respeitados da história (e pela Academia, que já o premiou e indicou quase todos os seus filmes como melhor animação desde a criação da categoria).

14. Napoleão (Napoleon)

Temos aqui uma incógnita dupla: por ninguém ter visto ainda e por ser de Ridley Scott, que parece intercalar um filmaço com dois ou três (ou quatro…) filmes qualquer coisa.

15. Nyad

Tanto em Telluride quanto no TIFF o consenso parece ser de que o filme entrega momentos de catarse. Pode ser o suficiente, já que o hype em torno dos atores pode puxar o filme consigo, especialmente se o público cair de amores por ele, incluindo a ala da Academia que aprecia filmes inspiradores e menos arriscados.

16. Rustin

Exatamente os mesmos comentários do item acima.

17. Segredos de um Escândalo (May December)

Assim como os dois filmes anteriores desta lista, o novo do Todd Haynes será lançado pela Netflix nos Estados Unidos. A recepção foi positiva em Cannes e em festivais mais recentes. A dúvida é se vai gerar repercussão e se isso será o bastante para ultrapassar outros filmes à frente, incluindo as outras prioridades da Netflix.

18. Air: A História por Trás do Logo (Air)

A ameaça invisível? Tem pinta de ser aquele projeto que, mesmo surgindo nos televisionados, é barrado pelos gostos mais “requintados” da Academia.

19. Origin

As reações ao novo filme de Ava DuVernay foram mais empolgadas em Toronto do que em Veneza. Será que a indústria vai amar o filme ou ele passará batido?

20. Saltburn

A recepção inicial foi bem “ame ou odeie”. No entanto, teve mais reações positivas do que negativas, e quem gostou realmente ficou impressionado pelo segundo filme de Emerald Fennell. Precisa causar furor com o público para se recuperar na disputa.

No radar:

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Spider-Man: Across the Spider-Verse)

Clube dos Vândalos (The Bikeriders)

Memory

The Iron Claw

The Boys in the Boat

Quem mais deveria ter buzz:

As Oito Montanhas (The Eight Mountains)

E você, aposta em quem para o Oscar de melhor filme? Confira nos posts anteriores as minhas previsões para as demais categorias principais.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »
RSS
Follow by Email