Previsões para o Oscar: diretor (setembro)

Depois dos festivais de Veneza, Toronto (TIFF) e Telluride, o que podemos notar é que o Oscar de melhor diretor pode se tornar uma disputa entre Steven Spielberg, que já ganhou dois Oscars de direção, e Sarah Polley, que seria a terceira mulher consecutiva a vencer nessa categoria. Quem mais poderá desafiá-los?

Confira as previsões para o Oscar de melhor diretor:

1. Steven Spielberg, The Fabelmans

O último prêmio que Spielberg venceu na categoria foi por O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998). Uma espécie de autobiografia que homenageia o cinema, seu novo filme já conquistou o cobiçado prêmio do público no TIFF. Além disso, as críticas apontam que se trata de mais uma obra tecnicamente irrepreensível, o que sempre ajuda.

2. Sarah Polley, Women Talking

Depois de Chloé Zhao e Jane Campion, pode ser a vez da canadense Sarah Polley, que já foi indicada ao Oscar de melhor roteiro adaptado, por Longe Dela (Away from Her, 2007). Afastada da direção de longa-metragens desde 2012, Polley voltou com um drama que tem potencial para ser um dos filmes mais fortes da temporada – a obra ficou em segundo lugar na premiação do público no TIFF.

3. Damien Chazelle, Babilônia (Babylon)

Este jovem vencedor de melhor diretor vai tentar repetir o feito que conseguiu com La La Land (2016). Dessa vez, Chazelle parece apostar em um filme com uma veia mais cômica e transgressora, mas tecnicamente impressionante e abordando a decadência de atores do cinema mudo.

4. Todd Field, Tár

Comparado e Stanley Kubrick e Terrence Malick com seu novo filme, Field já recebeu indicações em outras categorias. Assim como Polley, é seu grande retorno depois de mais de uma década longe da direção.

5. Daniel Kwan, Daniel Scheinert, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)

Com o filme surpreendendo a cada passo, esses diretores podem ter reconhecimento em diferentes categorias, incluindo direção.

Outras possibilidades:

6. Martin McDonagh, The Banshees of Inisherin

O britânico já tem um Oscar por um curta-metragem de 2005 e bateu na trave na categoria de melhor diretor por Três Anúncios de um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, 2017). Após a aclamação nos festivais, seu novo filme pode ser o bilhete premiado para que o diretor consiga o que não alcançou com sua obra anterior.

7. Gina Prince-Bythewood, A Mulher Rei (The Woman King)

O filme não só recebeu ótimas críticas como tem atingido uma bilheteria invejável. A diretora pode investir suas fichas em uma narrativa única: ela seria a primeira mulher negra a receber uma indicação nesta categoria.

 8. Park Chan-wook, Decision to Leave

Este sul-coreano bastante respeitado na indústria precisa que seu filme ganhe vários prêmios da crítica para que o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes não seja sua última premiação importante.

9. Ruben Östlund, Triangle of Sadness

Como a Academia tem sido bastante receptiva a cineastas europeus, este diretor pode ser o escolhido da vez, caso sua comédia conquiste os votantes.

10. Maria Schrader, Ela Disse (She Said)

Se o filme for bem avaliado no New York Film Festival (NYFF) e no American Film Institute Festival (AFI Fest), esta diretora vencedora do Emmy terá chance de conquistar sua primeira indicação ao Oscar.

No radar:

James Cameron, Avatar: O Caminho da Água (Avatar: The Way of Water)

Edward Berger, All Quiet on the Western Front

Baz Luhrmann, Elvis

Darren Aronofsky, The Whale

Chinonye Chukwu, Till

Quem mais deveria ter buzz:

Arthur Harari, Onoda: 10 Mil Noites na Selva (Onoda: 10,000 Nights in the Jungle)

 

E você, em quem está apostando suas fichas para o Oscar de melhor diretor? Deixe seu comentário abaixo!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email