Previsões para o Oscar: filme (setembro)

Diferentemente do que vimos no ano passado, quando quase todos os concorrentes foram muito bem recebidos, os festivais de Veneza, Toronto (TIFF) e Telluride parecem ter voltado à normalidade pré-pandemia. Por quê? Além de algumas obras extremamente aclamadas e alguns filmes polarizadores, vimos inúmeras decepções de cineastas renomados. Quer saber como isso afetará a disputa?

Confira as previsões para o Oscar de melhor filme:

1. Women Talking

O segundo colocado na premiação do público do TIFF é um dos dramas mais elogiados até agora. Apesar de ser uma história mais contida e confinada a poucos cenários, parece ser uma obra que não apenas emociona como também permite um paralelo com o que tem acontecido nos EUA e no mundo em relação ao empoderamento feminino e à luta de mulheres contra governos que querem retirar seus direitos.

2. The Fabelmans

O vencedor do prêmio do público no TIFF é quem se esperava, afinal, trata-se de mais um crowdpleaser do mestre de crowdpleasers. Esta obra mais intimista de Steven Spielberg inspirada na sua própria infância tem todos os ingredientes para agradar, mas sustentar o favoritismo por tanto tempo não será fácil. O fato de ser uma carta de amor ao cinema e abordar o preconceito contra judeus pode ajudar a dar a relevância de que vencedores desta categoria precisam.

3. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)

Assim como No Ritmo do Coração (CODA, 2021), este indie será impulsionado pela diversidade na frente e atrás das câmeras. Além disso, o filme proporciona uma experiência emocionante e catártica, além de abordar temas diversos, desde LGBT+fobia até depressão e preconceito contra asiáticos. Ainda não sabemos se a mistura de gêneros e escolhas extravagantes vão afugentar muitos votantes, mas o sucesso estrondoso pode ser um indício de que o filme é mais acessível do que algumas pessoas acreditam.

4. The Banshees of Inisherin

Esta comédia sombria é um dos grandes destaques dos festivais, podendo aparecer em praticamente todas as categorias principais, não só roteiro e ator, que foram reconhecidos em Veneza.

5. Tár

Outro filme ovacionado em Veneza, mas com um caráter um pouco mais desafiador. Mesmo assim, acredito que a temática sobre artistas em conflito e cultura do cancelamento fará muitos votantes se identificarem com o filme, que deve ser impulsionado pelo buzz em torno de Cate Blanchett, vencedora em Veneza. Além disso, as ousadias de Todd Field podem impressionar e garantir indicações em diversas categorias, com o circuito dos críticos sendo decisivo para isso.

6. Top Gun: Maverick 

Após o desempenho fraco de certos candidatos, o caminho parece cada vez mais aberto para um dos maiores fenômenos de bilheteria dos últimos anos refletir suas críticas majoritariamente positivas nas premiações, mesmo que tenha chance de vitória apenas em algumas categorias técnicas. Seu único empecilho talvez seja um potencial brilho do próximo filme da Marvel e o novo filme de James Cameron, que podem roubar a cena como fenômenos de bilheteria no fim do ano.

7. Babilônia (Babylon)

Algo me diz que o novo filme de Damien Chazelle será como O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013) e Mank (2020) – muitas indicações, mas pouca chance de vitória. Ainda que o filme acabe sendo considerado superficial e decepcione por algum outro motivo, o buzz já está tão forte que não deve dar tempo de afetar tanto nas indicações.

8. Ela Disse (She Said)

Nas próximas previsões, já saberemos se o filme foi bem no New York Film Festival (NYFF) ou não. Se a recepção for positiva, pode ter sucesso nas premiações, talvez não tanto quanto Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight, 2015), mas com indicações pontuais como O Escândalo (Bombshell, 2019). O filme mostra a investigação jornalística que desmascarou Harvey Weinstein e desencadeou um movimento sísmico em Hollywood e no resto do mundo, afetando não só a indústria cinematográfica.

9. A Mulher Rei (The Woman King)

Por enquanto, o filme estrelado e produzido por Viola Davis é um dos sucessos do ano, com bilheteria excelente e ótima recepção da crítica. Pelo menos uma indicação ao SAG de elenco é esperada. Será que este épico histórico à moda antiga com a diversidade dando um frescor à obra vai ser incluído nas premiações dos críticos para dar o impulso necessário para consolidá-lo como forte concorrente?

10. All Quiet on the Western Front

As reações negativas a Bardo, False Chronicle of a Handful of Truths (2022) em Veneza surpreenderam, deixando o filme mexicano em maus lençóis, apenas com o apoio de alguns artistas em Telluride e de poucos críticos que aclamaram a obra. Isso abriu caminho para outro filme internacional se destacar. O representante alemão também é da Netflix e tem tudo o que a Academia costuma gostar. Basta que a distribuidora foque todas as suas fichas nele para que o drama de guerra consiga várias indicações.

Outras possibilidades:

11. Elvis

Ainda que tome decisões arriscadas, a biografia dirigida por Baz Luhrmann ainda é uma biografia com estrutura convencional, coisa que os votantes amam. O público já deu seu selo de aprovação, e o próprio Oscar mostrou apreciar o estilo do diretor ao indicar Moulin Rouge – Amor em Vermelho (Moulin Rouge!, 2001), que também era ousado.

12. Triangle of Sadness

A Academia tende a gostar de rir de sátiras a classes mais altas, mesmo quando não percebem que eles mesmos são o alvo das piadas. Se nenhum filme internacional acontecer, esta comédia europeia pode suprir esse vácuo.

13. Decision to Leave

O enfraquecimento do filme do México deixou a porta aberta para outro filme com apelo internacional se sobressair. Para o sul-coreano ser o escolhido, ele precisa dominar o circuito da crítica na categoria de filme internacional primeiro.

14. Avatar: O Caminho da Água (Avatar: The Way of Water)

James Cameron já mostrou que dois raios podem cair no mesmo lugar mais de uma vez. Então, não será uma surpresa se o filme for indicado caso não decepcione. Sucesso não será um problema.  

15. Glass Onion: Um Mistério Knives Out (Glass Onion: A Knives Out Mystery)

Esta continuação ficou em terceiro lugar na premiação do público no TIFF. Pelas críticas, é tão boa quanto o primeiro filme, mas se nem o original conseguiu ir além de roteiro, por que este conseguiria?

No radar:

The Whale

Império da Luz (Empire of Light)

All the Beauty and the Bloodshed

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (Black Panther: Wakanda Forever)

Till

Quem deveria ter mais buzz:

Nitram

 

Em quem você está apostando por enquanto? Deixe seu comentário abaixo!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email