Previsões para o Oscar 2023: filme (dezembro)

Num ano cheio de filmes pop agradando a crítica e muitas possibilidades internacionais e inusitadas, a categoria principal do Oscar pode ser uma das mais peculiares da história da Academia.

Confira as previsões de dezembro para o Oscar de melhor filme:

1. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once) 

Líder no circuito da crítica, este indie que furou a bolha tem se mostrado mais acessível do que muitos supunham. Apesar de não ter entrado nas pré-listas das categorias de melhor efeitos visuais nem na de melhor maquiagem e penteado, este sucesso inusitado conseguiu entrar nas pré-listas de melhor som, trilha sonora e canção. O fato de despertar paixão pode ajudá-lo a ultrapassar outros filmes com mais “cara de Oscar” mas sem um apoio fervoroso.

2. Os Banshees de Inisherin (The Banshees of Inisherin)

Outro filme que está se saindo muito bem nas premiações da crítica e nos primeiros precursores televisionados que já anunciaram seus indicados.

3. Os Fabelmans (The Fabelmans) 

O candidato ideal, se não fosse a recepção decepcionante nas bilheterias e a ausência de vitórias nas premiações da crítica.

4. Elvis

Aparecendo constantemente nas indicações da crítica e se firmando com o apoio do Globo de Ouro e do Critics Choice Awards, esta biografia extravagante que fez sucesso pode surpreender no Screen Actors Guild (SAG) Awards assim como Bohemian Rhapsody (2018).

5. Top Gun: Maverick

O maior hit do ano é tão querido que até os críticos estão reconhecendo o filme em diversas categorias, e é um ótimo sinal a inclusão no Globo de Ouro e no CC.

6. TÁR

Ainda que não tenha feito um estrondo nas bilheterias, o filme está se saindo bem no circuito da crítica, além de ter sido indicado ao CC e ao Globo de Ouro, o que mostra que a obra não é tão divisiva como muitos pensavam.

7. Avatar: O Caminho da Água (Avatar: The Way of Water)

Outro filme presente no CC e no Globo de Ouro, esta continuação pode não ser um fenômeno como o primeiro filme, mas a recepção está positiva e a bilheteria continua crescendo.

8. Entre Mulheres (Women Talking)

Apesar de ter entrado na categoria principal do CC, este drama ficou de fora do Globo de Ouro em filme e direção, além de estar aparecendo pouco nos prêmios da crítica. Isso é um sinal de que a indicação pode até vir, mas sem muita chance de vitória.

9. Babilônia (Babylon) 

Praticamente todo ano tem um indicado a melhor filme que recebeu críticas mistas, mas tem vários ingredientes que a Academia costuma adorar. Neste caso, o retrato de uma época marcante para Hollywood.

10. Nada de Novo no Front (All Quiet on the Western Front)

Outro filme com características que tendem a chamar a atenção da Academia. Eles amam filmes de guerra com apuro técnico bem visível. Não é à toa que surpreendeu em diversas pré-listas. A dúvida é se a Netflix passará a apostar mais nele agora e se a presença nas pré-listas indica mesmo um apoio generalizado.

Outras possibilidades:

11. RRR

Mesmo com uma campanha orgânica forte, este filme indiano só apareceu na pré-lista de melhor canção. Porém, o êxito nas premiações da crítica e a inclusão no CC na categoria principal não podem ser ignorados. Caso vá bem no BAFTA e entre no Producers Guild Awards (PGA), aí ele pode se tornar o filme internacional com mais votos.

12. Glass Onion: Um Mistério Knives Out (Glass Onion: A Knives Out Mystery)

Até o momento, a Netflix estava priorizando esta continuação, que tem ido bem nos precursores. Porém, a performance do filme alemão nas pré-listas pode mudar os planos, mesmo que a comédia de Rian Johnson tenha muita repercussão depois da sua estreia.

13. Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (Black Panther: Wakanda Forever)

Outro filme que apareceu em várias categorias nas pré-listas, e Angela Bassett tem se fortalecido em atriz coadjuvante. No entanto, nem todo filme que aparece nas pré-listas consegue indicações nas categorias em que foi selecionado ou nas principais, como 007 – Sem Tempo Para Morrer (No Time to Die, 2021) nos mostrou.

14. Triângulo da Tristeza (Triangle of Sadness)

A comédia foi indicada ao Globo de Ouro, mas não tem recebido muita atenção além de Dolly de Leon. Caso surja no SAG ou no BAFTA, aí devemos levar a sério.

15. A Mulher Rei (The Woman King)

Precisa muito de menções no SAG e no PGA para compensar a decepção nos precursores iniciais.

Quem mais deveria ter buzz:

Decisão de Partir (Decision to Leave)

Ela Disse (She Said)

A Baleia (The Whale)

Pinóquio por Guillermo del Toro (Guillermo del Toro’s Pinocchio)

Aftersun

Quem mais deveria ter buzz:

Uma Noite no Lago (A Love Song)

 

E você, em quem está apostando suas fichas para o Oscar de melhor filme? Deixe seu comentário abaixo!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email