Os indicados ao Screen Actors Guild (SAG) Awards e a pré-lista do BAFTA deram um banho de água fria em quem esperava uma temporada com escolhas mais sofisticadas. Agora nos resta ver se o BAFTA vai indicar os filmes mais populistas também, o que deve acontecer no Producers Guild Awards (PGA), que costuma optar por obras assim. Caso isso aconteça, a única esperança de termos um lineup menos desastroso no Oscar é a possibilidade de novos votantes, incluindo os membros internacionais, fazerem a diferença.
Previsões para o Oscar de melhor filme:
1. Ataque dos Cães (The Power of the Dog)
Se o filme de Jane Campion conseguiu vencer no Globo de Ouro é porque ele é mais acessível do que se acreditava. A ausência no SAG não deve atrapalhar.
2. Belfast
Com presença garantida em todos os principais precursores, este filme com caráter mais agradável pode se tornar o Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7, 2020) da temporada.
3. Amor, Sublime Amor (West Side Story)
Apesar de ter sido um fracasso e de não ter aparecido no SAG, este musical dificilmente ficará de fora e provavelmente conseguirá muitas indicações.
Com uma campanha estável há meses, este crowdpleaser tem mostrado que veio para brigar, e só falta o PGA e o BAFTA para que ele marque presença em todos os precursores importantes.
5. Não Olhe para Cima (Don’t Look Up)
Fenômeno de repercussão, esta comédia apareceu em todos os precursores grandes até o momento, apesar da recepção fraca da crítica.
6. Duna (Dune)
Mesmo que não tenha muita chance de vitória, o novo filme de Denis Villeneuve está praticamente dentro já.
7. Licorice Pizza
A conversação em torno desta comédia deu uma esfriada, mas isso não deve atrapalhar o reconhecimento entre os 10 indicados desta categoria.
8. King Richard: Criando Campeãs (King Richard)
A indicação ao SAG é um bom sinal, ainda que sua força para a vitória tenha reduzido um pouco.
9. Casa Gucci (House of Gucci)
Apesar de não ter aparecido no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards, este sucesso de bilheteria surpreendeu no SAG e, assim como o filme de Adam McKay, está em diversas categorias da pré-lista do BAFTA. Uma indicação ao PGA também é bem provável.
10. Apresentando os Ricardos (Being the Ricardos)
A obra de Aaron Sorkin ainda não apareceu na categoria principal de nenhum precursor importante. Entretanto, trata-se de outro filme convencional que se saiu bem na pré-lista do BAFTA. Além disso, como o filme teve um bom resultado na plataforma onde foi lançado e é um drama tradicional sobre artistas respeitados da indústria cinematográfica, a Academia pode olhar para ele com bons olhos.
Outras possibilidades:
A terceira opção mais forte da Netflix parece ter perdido o gás. Será que três filmes dessa plataforma entrarão? Como esta obra não é mais o musical mais comentado da temporada e Andrew Garfield é a única garantia além desta categoria, o sinal de alerta está ligado.
12. Drive My Car
Se os votantes que fizeram a diferença ano passado optando por filmes mais desafiadores olharem para opções menos óbvias, este drama japonês pode “passar a perna” em um dos concorrentes menos aclamados.
13. O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)
O único lugar onde o filme de Guillermo del Toro apareceu foi no Critics Choice Awards.
14. A Tragédia de Macbeth (The Tragedy of Macbeth)
Se não for indicado ao PGA nem ao BAFTA, o filme de Joel Coen estará em maus lençóis.
15. A Filha Perdida (The Lost Daughter)
Ainda é possível que o drama de Maggie Gyllenhaal surpreenda no BAFTA. Seria o bastante para chamar a atenção da Academia ou um indício de que o filme é mais querido do que parece?
Qual filme deveria ter mais buzz:
O filme mais poderoso do ano conta uma história extremamente relevante de maneira excepcional. Num ano com tantos filmes apenas regulares podendo entrar no top 10 da Academia, é injusto este drama aparecer apenas nas categorias de filme internacional, documentário e animação.
Falta pouco agora! Quem você acha que vai aparecer entre os indicados ao Oscar de melhor filme?