Crítica: The Novice (2021)

Quem gostou de Whiplash: Em Busca da Perfeição (Whiplash, 2014) e Cisne Negro (Black Swan, 2010) também deve gostar de The Novice (2021), drama sufocante sobre obsessão, problemas mentais e pressão psicológica para alcançar objetivo.

The Novice é baseado em um curta-metragem também dirigido pela talentosa Lauren Hadaway. De modo inspirado, a cineasta faz um trabalho primoroso ao contar a história de uma jovem universitária que faz tudo o que está ao seu alcance para ganhar uma bolsa de estudos como remadora.

Quem vive a complexa protagonista é Isabelle Fuhrman, conhecida como a precoce estrela de A Órfã (Orphan, 2009). No filme de Hadaway, a atriz entrega um verdadeiro tour de force, balanceando muito bem a intensidade física exigida pela personagem e suas vulnerabilidades, além das surpreendentes nuances dessa jovem para quem nem sempre é fácil torcer devido a certas escolhas questionáveis.

O filme conta com um roteiro enxuto, que contorna clichês de filmes esportivos a partir de uma direção bastante inventiva. Além disso, a obra tem uma atmosfera angustiante, aumentada pela trilha sonora brilhante, pela edição criativa, pela fotografia incrível e pelo som que amplifica todas as sensações e emoções com assertividade. 

Nota: 9

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email