O Screen Actors Guild (SAG) Awards mostrou que a temporada tem tudo para virar um enterro. O que deveria ser a celebração dos melhores do ano está se tornando a celebração de estrelas em filmes medíocres. Quase todos os indicados em atuação estão em biografias (e praticamente a única atuação realmente boa em uma biografia foi surpreendentemente ignorada). E zero atores de filmes internacionais entraram este ano.
Confira abaixo a minha análise dos indicados ao SAG 2022 em cada categoria de cinema:
ELENCO
Belfast
Não Olhe para Cima (Don’t Look Up)
King Richard: Criando Campeãs (King Richard)
Análise: a grande surpresa é o filme de Ridley Scott, que não foi muito aclamado e teve parte de seu elenco criticado. Aparentemente o sucesso nos cinemas fez diferença, assim como o gosto duvidoso dos votantes. Ataque dos Cães (The Power of the Dog) não perdeu seu favoritismo para o Oscar mesmo sem a indicação, já que três de seus atores entraram (o que mostra apreço pelo filme) e vários dos vencedores do Oscar nos últimos anos não receberam indicação de elenco no SAG, incluindo A Forma da Água (The Shape of Water, 2017), Green Book (2018) e Nomadland (2020).
ATRIZ
Nicole Kidman, Apresentando os Ricardos
Lady Gaga, Casa Gucci (House of Gucci)
Olivia Colman, A Filha Perdida (The Lost Daughter)
Jessica Chastain, Os Olhos de Tammy Faye (The Eyes of Tammy Faye)
Jennifer Hudson, Respect: A História de Aretha Franklin (Respect)
Análise: de repente, a categoria virou de pernas para o ar e ficou emocionante, ainda que totalmente frustrante, não só porque a favorita Kristen Stewart (Spencer) foi esnobada, mas porque quase todas as candidatas que entraram são de biografias de qualidade duvidosa. Stewart, aliás, tem contra si o fato de que nenhuma atriz esnobada no SAG venceu no Oscar. Só Regina King conseguiu o feito, e em coadjuvante. Além disso, o filme de Stewart não parece ter agradado muito no BAFTA, e sua indicação lá está na corda bamba agora, podendo deixá-la de fora do Oscar. Ainda existe a possibilidade de indicação e até vitória, mas é muito menor do que antes.
ATOR
Will Smith, King Richard: Criando Campeãs
Benedict Cumberbatch, Ataque dos Cães
Andrew Garfield, tick, tick… BOOM!
Denzel Washington, The Tragedy of Macbeth
Javier Bardem, Apresentando os Ricardos
Análise: a ausência de Peter Dinklage (Cyrano) é preocupante, mas sua presença na pré-lista do BAFTA indica que ainda há esperança. No Oscar talvez ele consiga tirar Bardem do páreo.
ATRIZ COADJUVANTE
Ariana DeBose, Amor, Sublime Amor
Kirsten Dunst, Ataque dos Cães
Caitriona Balfe, Belfast
Ruth Negga, Identidade (Passing)
Cate Blanchett, O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)
Análise: Aunjanue Ellis (King Richard: Criando Campeãs) de fora é uma surpresa, assim como a indicação de Blanchett, ainda que ela também estivesse na conversação.
ATOR COADJUVANTE
Kodi Smit-McPhee, Ataque dos Cães
Troy Kotsur, No Ritmo do Coração
Bradley Cooper, Licorice Pizza
Jared Leto, Casa Gucci
Ben Affleck, Bar Doce Lar (The Tender Bar)
Análise: os maiores esnobados são os atores de Belfast (Ciarán Hinds e Jamie Dornan). Affleck não deve ir mais longe e Leto pode ser prejudicado pela polarização em volta da sua performance. Já Cooper deve se consolidar junto de Kotsur e Smit-McPhee. Já que Isaac Isaacs (Mass) nem apareceu na pré-lista do BAFTA, sua chance foi para o ralo.
DUBLÊS
007 – Sem Tempo para Morrer (No Time to Die)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings)
Matrix Resurrections (The Matrix Resurrections)
Viúva Negra (Black Widow)
Análise: nada chocante aqui. Finalmente deixaram de incluir filmes sem um trabalho chamativo de dublês mas com buzz para melhor filme, como fizeram bastante nos últimos anos, sendo Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7) um exemplo.
Clique aqui para checar a lista completa dos indicados ao SAG 2022, incluindo quem entrou nas categorias de TV. E deixe seu comentário contando o que achou das indicações!