Estamos caminhando para uma categoria em que o favorito não é mais o ator mais popular num papel feito sob medida para premiações, mas o ator que está despertando reações mais entusiasmadas. Vamos ver se o jogo volta a virar.
Previsões para o Oscar de melhor ator:
1. Benedict Cumberbatch, Ataque dos Cães (The Power of the Dog)
Cumberbatch disparou na frente durante a primeira fase de prêmios da crítica. A dúvida é se ele ganhará quase tudo até o fim ou se outro ator surpreenderá na fase final…
2. Will Smith, King Richard: Criando Campeãs (King Richard)
Considerado o favorito prematuramente, Smith tem aparecido com consistência no circuito da crítica, mas sem grandes vitórias. Se não vencer SAG e/ou Bafta ou se for esnobado em um deles, já era.
3. Andrew Garfield, tick, tick… BOOM!
Garfield tem feito uma campanha que está reforçando o quanto as pessoas gostam dele, o que pode respingar na sua performance.
4. Peter Dinklage, Cyrano
Dinklage está indo muito bem, e dificilmente não aparecerá nos demais televisionados. A indicação já será uma vitória.
5. Denzel Washington, The Tragedy of Macbeth
Com diversas opções para a última vaga, talvez o mais lembrado seja este veterano respeitadíssimo. No entanto, a falta de divulgação pode deixá-lo bastante vulnerável.
Outras possibilidades:
6. Nicolas Cage, Pig
Depois de aparecer no Critics Choice, pode ser que Cage surja também no SAG, dando mais visibilidade a esta performance subestimada.
7. Leonardo DiCaprio, Não Olhe para Cima (Don’t Look Up)
Se o filme for longe mesmo sem o apoio da crítica, DiCaprio pode ser levado junto, já que tem momentos chamativos e é um ator muito querido pela Academia.
8. Joaquin Phoenix, Sempre em Frente (C’mon C’Mon)
Phoenix só emplacou uma indicação ao Gotham por enquanto, mas ele é respeitado e foi aclamado o suficiente para ser incluído caso o filme tenha força nas próximas semanas.
9. Javier Bardem, Being the Ricardos
Além do Globo de Ouro, Bardem pode muito bem ser lembrado pelo SAG, apesar da controvérsia relacionada à sua escalação retrógrada.
10. Mahershala Ali, Swan Song
O histórico de Ali no Oscar é ótimo, e sua performance foi muito elogiada, só que o filme passou batido, então sua indicação ao Globo de Ouro deve ficar só nisso mesmo.
11. Bradley Cooper, O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)
Se Cooper ficou de fora do Critics Choice mesmo com o filme dentro, será que ainda tem chance?
12. Clifton Collins Jr, Jockey
Bastante elogiado, Collins Jr precisa muito ser lembrado no SAG senão vai acabar ficando só com a indicação ao Film Independent Spirit Awards.
13. Udo Kier, O Canto do Cisne (Swan Song)
Outro veterano reconhecido pelo Film Independent Spirit, Kier poderia surpreender no Bafta, que costuma indicar europeus, e o comitê poderia ajudar nisso.
14. Simon Rex, Red Rocket
Rex tem recebido menos apoio que o esperado, com o Film Independent Spirit sendo a premiação de mais destaque até agora.
15. Hidetoshi Nishijima, Drive My Car
Nishijima já venceu um dos prêmios regionais, e seu filme está surpreendendo bastante, podendo até entrar nas categorias principais.
Qual ator deveria ter mais buzz:
Pedro Fasanaro, Deserto Particular
Fasarano faz algo muito especial no representante brasileiro na categoria de melhor filme internacional. Sua performance naturalista, delicada e cativante deve ser lembrada com mais apreço do que as performances de vários atores acima.
Deixe nos comentários quem você acredita que será indicado a melhor ator no próximo Oscar.