Apostas finais para o Oscar 2021

O momento tão esperado por cinéfilos do mundo inteiro chegou! Com a cerimônia do Oscar prestes a acontecer, agora é a hora de fazer as apostas finais. Abaixo você confere quem tem mais chance, do mais provável para o menos provável, com base nos resultados dos precursores e análises durante a temporada.

FILME

  1. Nomadland
  2. Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7)
  3. Minari – Em Busca da Felicidade (Minari)
  4. Bela Vingança (Promising Young Woman)
  5. O Som do Silêncio (Sound of Metal)
  6. Meu Pai (The Father)  
  7. Judas e o Messias Negro (Judas and the Black Messiah
  8. Mank

Análise: Nomadland ganhou praticamente tudo, inclusive o Producers Guild Awards (PGA), que tem um modelo de votação por voto preferencial, igual ao sistema usado pela Academia. Nas vezes em que o Oscar premiou outro filme que não foi o vencedor do PGA é porque o eventual vencedor do Oscar era um underdog favorito da crítica, tipo Moonlight (2016) e Parasita (2019). Neste ano, o favorito para o Oscar é justamente o favorito da crítica e o fato de Nomadland ter vencido todo tipo de prêmio mostra que ele foi além da bolha dos críticos e se consolidou tanto como o Davi como o Golias da temporada.

O filme do Sorkin até pode se gabar de ter vencido elenco no Screen Actors Guild (SAG) Awards, mas não dá para usar como um bom parâmetro neste ano porque o filme de Chloé Zhao não apareceu lá, provavelmente porque a maioria do elenco é composta por amadores. Então, dificilmente alguém tira de Nomadland a esta altura do campeonato e qualquer outro vencedor seria uma baita surpresa.

DIREÇÃO

  1. Chloé Zhao, Nomadland
  2. Emerald Fennell, Bela Vingança
  3. Lee Isaac Chung, Minari – Em Busca da Felicidade
  4. David Fincher, Mank
  5. Thomas Vinterberg, Druk: Mais uma Rodada (Another Round)

Análise: Zhao é a diretora que mais venceu prêmios numa mesma temporada. Considerando precursores televisionados e todos os prêmios da crítica, a cineasta ganhou mais de 50 prêmios ao todo. Além disso, não tem nenhum outro candidato que a ameace. A vitória no Globo de Ouro, no Directors Guild Awards (DGA), no Film Independent Spirit Awards e no BAFTA só provou que é dela e ninguém tira.

ATRIZ

  1. Viola Davis, A Voz Suprema do Blues
  2. Carey Mulligan, Bela Vingança
  3. Frances McDormand, Nomadland
  4. Andra Day, Estados Unidos vs. Billie Holiday (The United States vs. Billie Holiday)
  5. Vanessa Kirby, Pieces of a Woman

Análise: o suspense que especialistas achavam que teriam com atriz coadjuvante acabamos tendo com atriz principal. Praticamente cada indicada aqui ganhou um precursor televisionado: Mulligan levou o Critics’ Choice Awards e o Independent Film Spirit Awards; Day conquistou o Globo de Ouro; Davis conseguiu o SAG; e McDormand foi premiada pelo BAFTA.

Já vimos outros anos bem disputados, como quando Glenn Close venceu o SAG, o Globo de Ouro e empatou o Critics’ Choice com Lady Gaga, enquanto Olivia Colman venceu o Globo de Ouro e o BAFTA. A grande diferença é que todas as indicadas com chance de vencer no Oscar costumam aparecer em praticamente todos os precursores. Neste ano, Mulligan, Day e Davis não estavam indicadas ao BAFTA. Por sua vez, Day venceu o Globo de Ouro mas não apareceu no SAG e no BAFTA.

Estamos em uma temporada bem atípica, então realmente qualquer uma das quatro mencionadas pode vencer. Se, por um lado, Mulligan e Frances têm o plus de estarem em indicados a melhor filme, a narrativa delas não é tão forte quanto de Davis, que poderia se tornar a segunda vencedora negra de melhor atriz, 20 anos depois de Halle Berry. Como Davis é muito querida pela indústria e venceu justamente o SAG, que tem muitos votantes em comum com a Academia, minha aposta é nela.

ATOR

  1. Chadwick Boseman, A Voz Suprema do Blues
  2. Anthony Hopkins, Meu Pai
  3. Riz Ahmed, O Som do Silêncio
  4. Steven Yeun, Minari
  5. Gary Oldman, Mank

Análise: até o BAFTA premiar Hopkins e o Film Independent Spirit dar o prêmio para Ahmed, tudo indicava que Boseman venceria sem nem ter uma disputa. Agora a chance de um upset do Hopkins é grande,  mas ainda acredito que a narrativa de reconhecimento póstumo para o eterno Pantera Negra vai acabar fazendo a diferença.

ATRIZ COADJUVANTE

  1. Youn Yu-jung, Minari – Em Busca da Felicidade
  2. Maria Bakalova, Borat: Fita de Cinema Seguinte (Borat Subsequent MovieFilm)
  3. Glenn Close, Era uma Vez um Sonho (Hillbilly Elegy) 
  4. Olivia Colman, Meu Pai
  5. Amanda Seyfried, Mank

Análise: todo mundo esperava que esta categoria fosse ficar imprevisível até o fim, até porque não tínhamos uma favorita clara até poucas semanas atrás. Com as vitórias no SAG, BAFTA e Film Independent Spirit, Youn se tornou a candidata a ser batida.

Pode rolar uma zebra, com a Academia se rendendo ao apelo de Bakalova ou finalmente dando a vitória a Close, mas a aposta mais certeira é Youn, não só pela performance encantadora e memorável, mas porque ela está num filme indicado a melhor filme, o que ajuda porque muita gente acabou conferindo sua performance ao checar Minari – Em Busca da Felicidade para a categoria principal. Curiosamente, será a primeira vez que uma personagem de avó ganha esta categoria e a segunda vitória de uma atriz asiática em mais de 90 anos de história, sendo a primeira Miyoshi Umeki, que também ganhou como coadjuvante, por Sayonara (1957).

ATOR COADJUVANTE

  1. Daniel Kaluuya, Judas e o Messias Negro
  2. Paul Raci, O Som do Silêncio
  3. Sacha Baron Cohen, Os 7 de Chicago
  4. Leslie Odom Jr, Uma Noite em Miami…
  5. Lakeith Stanfield, Judas e o Messias Negro

Análise: Raci levou o Film Independent Spirit, mas lá o ator não bateu de frente com Kaluuya, que foi o único das categorias de atuação que ganhou todos outros principais precursores sem ficar fora de nenhum. Será um choque enorme se ele não vencer.

FILME INTERNACIONAL

  1. Druk: Mais uma Rodada– Dinamarca
  2. Quo Vadis, Aida?– Bósnia e Herzegovina
  3. Collective– Romênia
  4. The Man Who Sold His Skin– Tunísia
  5. Better Days– Hong Kong

Análise: como são todos os membros que votam nesta etapa e filmes com mais buzz e que são bastante acessíveis acabam sendo mais lembrados, deve dar o filme da Dinamarca, o indicado com mais vitórias na temporada. Além disso, a indicação a direção mostra sua força.

DOCUMENTÁRIO – LONGA-METRAGEM

  1. Professor Polvo (My Octopus Teacher)
  2. Collective
  3. Time
  4. Crip Camp: Revolução pela Inclusão (Crip Camp: A Disability Revolution)
  5. Agente Duplo

Análise: o filme do polvo vai ganhar. Curiosamente, ele vai dar uma rasteira em Time e Collective, que dividiram a atenção da crítica. A vitória acontecerá porque a obra sobre o bicho marítimo é um fenômeno de boca a boca entre o público, por ser algo mais palatável. Também ajuda o fato de estar disponível na Netflix, diferentemente dos outros candidatos com mais buzz.

ANIMAÇÃO – LONGA-METRAGEM

  1. Soul
  2. Wolfwalkers
  3. A Caminho da Lua (Over the Moon)
  4. Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Onward)
  5. Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca (A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon)

Análise: apesar de Wolfwalkers ter muita torcida pra tirar o reinado da Disney e Pixar, vai acabar vencendo Soul mesmo, que ganhou boa parte dos precursores e teve mais visibilidade, o que acaba pesando nesta fase em que todos os membros votam.

ROTEIRO ADAPTADO

  1. Nomadland
  2. Meu Pai
  3. Borat: Fita de Cinema Seguinte 
  4. Uma Noite em Miami…
  5. O Tigre Branco (The White Tiger)

Análise: apesar de não ter vencido o BAFTA e outros prêmios, o favorito ainda é Nomadland, que ganhou mais precursores e é uma maneira de garantir que finalmente teremos uma mulher vencendo esta categoria de novo – a última foi a Diana Ossana, que co-roteirizou O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005). No entanto, Meu Pai tem boas chances de surpreender.

ROTEIRO ORIGINAL

  1. Bela Vingança
  2. Os 7 de Chicago
  3. Minari – Em Busca da Felicidade
  4. O Som do Silêncio
  5. Judas e o Messias Negro

Análise: no começo, parecia que teríamos uma briga boa e que Os 7 de Chicago poderia vencer, mas, no fim das contas, o filme da Netflix acabou vencendo bem menos que Bela Vingança – Sorkin ganhou o Globo de Ouro, mas lá eles sempre vão nele. Bela Vingança venceu quase tudo de mais peso, incluindo o BAFTA, o Critics’ Choice e o Writers Guild Awards (WGA), que é o sindicato de roteiristas. Portanto, Emerald Fennell deve levar e se tornar a primeira roteirista mulher a ganhar esta categoria desde a Diablo Cody por Juno (2007).

EDIÇÃO

  1. O Som do Silêncio
  2. Os 7 de Chicago
  3. Nomadland
  4. Meu Pai
  5. Bela Vingança

Análise: a maior chance de Os 7 de Chicago não sair zerado é aqui, já que o filme levou alguns prêmios importantes de edição e tem uma edição bem chamativa. Além dele, Nomadland também pode vencer, comprovando a força do filme. Entretanto, acho que O Som do Silêncio cresceu muito nas últimas semanas para a categoria, tanto que levou o BAFTA.

FOTOGRAFIA

  1. Nomadland
  2. Mank
  3. Relatos do Mundo
  4. Judas e o Messias Negro
  5. Os 7 de Chicago

Análise: no começo da temporada, parecia que ia dar Mank porque a Academia adora filmes em preto e branco, mas o filme esfriou. Apesar da vitória do filme de Fincher no sindicato de diretores de fotografia, Nomadland acabou levando quase tudo, então a vitória tem tudo para ser do filme de Zhao mesmo.

TRILHA SONORA

  1. Soul
  2. Minari – Em Busca da Felicidade
  3. Mank
  4. Relatos do Mundo
  5. Destacamento Blood (Da 5 Bloods)

Análise: uma das barbadas da noite, pois deve ganhar Soul, que é sobre música e ganhou praticamente tudo.

CANÇÃO

  1. Io Sì (Seen) – Rosa e Momo (The Life Ahead)
  2. Speak Now – Uma Noite em Miami…
  3. Husavik (My Hometown) – Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars (Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga)
  4. Fight For You – Judas e o Messias Negro
  5. Hear My Voice – Os 7 de Chicago

Análise: acho que Husavik tem chance, assim como Speak Now, que venceu a maioria dos prêmios. Porém, sinto que vai dar Io Sì. Mesmo não aparecendo o nome de quem fez cada canção na hora de votar, está bem forte a campanha pra premiar a Diane Warren, que está na 12ª indicação e ganharia com Laura Pausini, que compôs junto dela.

DESIGN DE PRODUÇÃO

  1. Mank
  2. Meu Pai
  3. Relatos do Mundo
  4. A Voz Suprema do Blues
  5. Tenet

Análise: se nem no BAFTA o filme Meu Pai ganhou esta categoria por seu design de produção espetacular, acho difícil dar outro que não seja Mank, que papou praticamente tudo e é a maior chance de evitar que o filme do Fincher saia de mãos vazias.

FIGURINO

  1. A Voz Suprema do Blues
  2. Emma.
  3. Mulan
  4. Mank
  5. Pinóquio (Pinocchio)

Análise: quando há filmes de época com figurinos bastante suntuosos indicados, a Academia não costuma resistir, mesmo quando é um filme com apenas uma ou duas indicações. Isso poderia favorecer Emma., mas o favorito é A Voz Suprema do Blues, que levou a maioria dos precursores. Uma curiosidade é que a Ann Roth se tornará a mulher mais velha a ganhar um Oscar se essa vitória acontecer, com 89 anos de idade.

MAQUIAGEM E PENTEADOS

  1. A Voz Suprema do Blues
  2. Pinóquio
  3. Emma.
  4. Era uma Vez um Sonho
  5. Mank

Análise: mesmo não tendo o trabalho mais chamativo entre os indicados, quem leva é A Voz Suprema do Blues, que já venceu boa parte dos prêmios. Porém, sinto que Pinóquio pode ser um azarão.

SOM

  1. O Som do Silêncio
  2. Relatos do Mundo
  3. Soul
  4. Greyhound: Na Mira do Inimigo (Greyhound)
  5. Mank

Análise: vai dar O Som do Silêncio, sem nem pensar duas vezes.

EFEITOS VISUAIS

  1. O Céu da Meia-Noite
  2. Tenet
  3. Mulan
  4. Grande Ivan (The One and Only Ivan)
  5. Amor e Monstros

Análise: está entre Tenet, que ganhou o BAFTA, e O Céu da Meia-Noite, que levou o sindicato. Algo me diz que o filme de George Clooney leva.

DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

  1. Colette
  2. A Love Song for Latasha
  3. A Concerto Is a Conversation
  4. Hunger Ward
  5. Do Not Split

Análise: vou de Colette porque nazismo é um assunto que a Academia dificilmente ignora e, além da temática, essa obra emociona de maneira bem acessível, sem ser uma experiência difícil demais.

CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO

  1. Two Distant Strangers
  2. The Present
  3. The Letter Room
  4. Feeling Through
  5. White Eye

Análise: o único com algum ator mais conhecido é The Letter Room. O vencedor do BAFTA foi o The Present, que era o único em comum com o Oscar, mas acho que vai vencer Two Distant Strangers, por estar na Netflix e ser uma história “mastigada”, que entretém a partir de um tema muito falado durante o ano todo, o que dá a ele uma aura de importância.

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

  1. If Anything Happens I Love You
  2. Burrow
  3. Opera
  4. Genius Loci
  5. Yes-People

Análise: as animações da Pixar geralmente levam a melhor, até pela visibilidade, mas neste ano acho que If Anything Happens I Love You vai vencer, por ser uma história impactante e emocionante sobre um assunto super relevante, além de estar disponível na Netflix, o que ajuda.

 

E aí, também está contando as horas para o Oscar 2021? Deixe seus comentários com as suas apostas!

 

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