Com os festivais de Veneza, Toronto, Telluride e New York batendo na porta, agora é a hora de se jogar num multiverso de possibilidades, pois ainda há muitos filmes que não foram vistos. Para começar a série de previsões para o Oscar 2023, vamos começar com a categoria de melhor ator coadjuvante, que tem inúmeras opções disponíveis, considerando as obras já conferidas e as que serão exibidas nos festivais ou que possuem lançamento previsto para este ano.
Confira as previsões de agosto para o Oscar de melhor ator coadjuvante:
1. Ke Huy Quan, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)
Assim como Troy Kotsur, Quan pode se beneficiar de uma corrida sem nomes famosos se destacando, além de ter um personagem que é o coração do seu filme, o qual pode surpreender na corrida.
2. Ben Whishaw, Women Talking
Este vencedor do Emmy deve ter um papel de destaque num dos filmes com mais buzz da temporada, o que sempre ajuda.
3. Brendan Gleeson, The Banshees of Inisherin
Ainda não sabemos se este veterano fará campanha nesta categoria ou como ator principal. Caso escolha não bater de frente com Colin Farrell, Gleeson pode se dar melhor aqui, em que terá concorrência interna com Barry Keoghan, que não tem um nome tão grande ainda.
4. Ashton Sanders, I Wanna Dance With Somebody
Se o filme não for um desastre, Sanders tem chance de se destacar neste personagem bastante controverso na vida de Whitney Huston. Porém, Stanley Tucci pode roubar a cena no mesmo filme.
5. Tobey Maguire, Babilônia (Babylon)
Caso Brad Pitt não seja tão aclamado e as acusações de violência doméstica por parte de Angelina Jolie continuarem em evidência, quem pode se sair bem é Maguire, na sua primeira grande oportunidade de indicação, vivendo ninguém menos que Charlie Chaplin. A não ser que a participação seja muito pequena…
Outras possibilidades:
6. Jesse Plemons, Killers of the Flower Moon
Caso o filme seja lançado este ano, Plemons pode emplacar outra indicação, já que seu personagem seria praticamente um protagonista e não devem querer colocá-lo contra Leonardo DiCaprio. Isso poderia prejudicar seus colegas, como Robert De Niro e Brendan Fraser.
7. Jalyn Hall, Till
Mesmo se a participação for pequena, ela pode ser poderosa o bastante para ficar na mente dos membros da Academia, que devem se emocionar com essa história real.
8. Paul Dano, The Fabelmans
Com a visibilidade que o novo filme do Batman ofereceu, Dano pode facilmente ganhar o impulso necessário. Um empecilho pode ser Judd Hirsh ganhando mais elogios e tirando votos.
9. Zen McGrath, The Son
A Academia adora atores adolescentes nesta categoria, e o papel parece promissor. Ele precisa que Anthony Hopkins não brilhe mais no mesmo filme. Falando no veterano que ganhou seu segundo Oscar recentemente…
10. Anthony Hopkins, Armageddon Time
Depois de uma recepção morna em Cannes, o filme pode ganhar sobrevida nos próximos festivais em que será exibido.
No radar:
Andre Braugher, Ela Disse (She Said)
John Boyega, A Mulher Rei (The Woman King)
Mark Strong, Tár
Russell Crowe, The Greatest Beer Ever Run
Woody Harrelson, Triangle of Sadness
Quem deveria ter mais buzz:
Scott Speedman, Crimes of the Future
Quem você acha que terá mais elogios nos festivais? Deixe seu comentário abaixo!