Se no ano passado não havia uma favorita clara em meio a poucas concorrentes com buzz, neste ano também não temos ainda uma atriz coadjuvante a ser batida, mas a diferença é que existem inúmeras possibilidades. Isso significa que há brecha para alguma competidora não vista ainda chegar com tudo e se firmar na liderança.
Também é importante lembrar que, cada vez mais, quem está em um indicado a melhor filme acaba tendo mais chance, uma vez que seu filme automaticamente é visto por mais votantes devido ao interesse na categoria principal, o que pode fazer a diferença em alguns casos.
Dito isso, agora podemos analisar quem está na frente na corrida pelo prêmio de melhor atriz coadjuvante no Oscar 2022. Por enquanto, estou dando mais prioridade a pessoas cujas performances já foram vistas e aprovadíssimas.
Previsões para os indicadas a melhor atriz coadjuvante:
1. Kirsten Dunst, Ataque dos Cães (The Power of the Dog)
Com as reações no Festival de Veneza, sabemos que a personagem realmente deve ter campanha como coadjuvante e que a performance da atriz é boa o bastante para finalmente levá-la ao Oscar.
2. Judi Dench, Belfast
Uma avó com cena de choro num dos favoritos para melhor filme. Já vimos essa história, né? E ser interpretada por uma veterana querida e já vitoriosa só ajuda. A dúvida é se Caitriona Balfe também será posicionada como coadjuvante, o que poderia atrapalhar Dench caso o foco seja todo na colega de elenco mais jovem.
3. Aunjanue Ellis, King Richard: Criando Campeãs (King Richard)
O filme é um crowdpleaser, pelo que falaram no Festival de Telluride. Tudo indica que deve conseguir indicações como filme e ator, além de atriz coadjuvante, uma vez que Ellis recebeu várias menções.
4. Ruth Negga, Identidade (Passing)
Quando o filme foi exibido no Festival de Sundance, Negga impressionou muitos críticos. O papel é marcante e deve causar burburinho quando a obra estrear, o que pode ser crucial para que não a esqueçam nas premiações.
5. Toni Collette, O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)
Algo me diz que Collette será um dos destaques do filme, principalmente considerando a importância e a natureza da personagem no filme original. A grande questão é se Rooney Mara e Cate Blanchett também serão colocadas nesta categoria. Caso o filme seja um hit, pode ser que mais de uma atriz consiga entrar, e acredito que Collette seria a mais segura.
Outras possibilidades:
6. Ann Dowd, Mass
Só com buzz do Festival de Sundance, há risco de esquecerem sua performance em meio a atrizes coadjuvantes de filmes mais divulgados, inclusive em festivais mais recentes. As premiações dos críticos e o SAG são fundamentais para Dowd se consolidar. Também terá concorrência interna, já que Martha Plimpton também tentará nesta categoria.
7. Marlee Matlin, No Ritmo do Coração (CODA)
Se o filme for indicado na categoria principal, acredito que seu desempenho sutil pode ser lembrado. Caso contrário, Matlin pode se tornar a nova Holly Hunter, que chegou perto por Doentes de Amor (The Love Sick, 2017), mas morreu na praia já que seu filme só apareceu em roteiro – o que pode acontecer com No Ritmo do Coração também.
8. Jayne Houdyshell, The Humans
Depois de vencer o Tony pela peça que deu origem ao filme, Houdyshell tem recebido elogios por seu desempenho. O caminho não será fácil, mas ela tem chance de figurar na disputa.
9. Ariana DeBose, Amor, Sublime Amor (West Side Story)
Caso o filme seja bem recebido, sua performance pode ser um dos destaques assim como foi a de Rita Moreno, que venceu pelo original. Aliás, Moreno tem uma participação na refilmagem, e existe a possibilidade de indicação para ela também, dependendo da recepção.
10. Glenn Close, Swan Song
Com 8 indicações, parece estar perto de sua primeira vitória. Se o novo filme for elogiado e ela se destacar nele, a atriz pode surpreender, aproveitando que a categoria ainda está aberta.
11. Meryl Streep, Não Olhe para Cima (Don’t Look Up)
Assim como Close e outros atores indicados com frequência, não faz sentido ignorar Streep, ainda mais por um lançamento de um diretor pelo qual a Academia parece ter caído de amores. Ano passado ela não conseguiu nem uma indicação ao Globo de Ouro por A Festa de Formatura (The Prom, 2019), então tudo pode acontecer.
12. Olga Merediz, Em um Bairro de Nova York (In the Hights)
Sua atuação é bastante poderosa e uma de suas cenas é uma das mais memoráveis do ano, mas o buzz parece estar se esvaindo e dificilmente ela repetirá o feito que conseguiu no Tony (uma indicação por seu papel no musical que serviu de base para o filme).
13. Salma Hayek, Casa Gucci (House of Gucci)
O filme vai ser bom? Ela vai ter o bastante para ser lembrada? Ainda não dá para saber.
14. Nina Arianda, Being the Ricardos
Como o filme tem cheiro de isca para Oscar, não podemos ignorar essa hipótese. Além dela, Alia Shawkat também é uma possibilidade pelo mesmo filme.
15. Diana Rigg, Noite Passada em Soho (Last Night in Soho)
Algumas reações no Festival de Veneza mencionaram a veterana, que teria uma chance de receber uma indicação póstuma. No entanto, a Academia raramente reconhece filmes de terror, então apoio da crítica e do BAFTA são cruciais para isso ocorrer.
Qual atriz coadjuvante deveria ter mais buzz:
Polly Draper, Shiva Baby
Sua performance hilária e com muita nuance deveria estar na boca de todos, mas há mais chance de ser lembrada apenas por premiações como Gotham Awards e Film Independent Spirit Awards.
Quem você vê chegando lá? Deixe suas previsões nos comentários!