Crítica: Relatos do Mundo (2020)

Conhecido por filmes frenéticos em que o estilo “câmera na mão” impera, o diretor Paul Greengrass aposta em uma direção mais sóbria em Relatos do Mundo (News of the World, 2020), o que é uma decisão acertada, considerando o fato de ser um faroeste com uma história bem convencional.

Ancorado pelas boas atuações de Tom Hanks e Helena Zengel, o filme é sobre um veterano da Guerra Civil que vive de contar as notícias a pessoas de diferentes cidades. Ele acaba conhecendo uma garota perdida depois de ser capturada por uma tribo indígena. Sua missão de levá-la à sua família rende bons momentos pela química entre os dois atores. Outros acertos deste agradável faroeste à moda antiga são a trilha sonora, a fotografia e o restante da parte técnica (com exceção dos irregulares efeitos visuais).

O resto da obra é bastante previsível e a direção não demonstra nenhum pingo de inspiração.  Os vilões são bem aleatórios e só servem para tornar a jornada menos monótona, surgindo sem mais nem menos como se fosse vilões a serem derrotados em fases de vídeo games. Além disso, a falta de representatividade indígena é problemática – o roteiro praticamente mostra essas pessoas como um povo sem rosto cuja principal função é ter capturado a garota.

Nota: 6.5

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