Ufa. A cerimônia do Emmy não foi um desastre. Além de ser bastante agradável e dinâmica, a premiação de 2020 foi boa porque a maioria dos vencedores foi realmente merecedora, inclusive as séries que ganharam drama, comédia e série limitada. Assim como eu tinha previsto na minha análise dos indicados, Succession, Schitt’s Creek e Watchmen fizeram a festa.
Apesar de não ter acertado tanto nas categorias de série limitada, errei apenas duas das principais, tanto nas de drama quanto de comédia, como você viu nas minhas apostas. Uma das grandes surpresas da noite foi a goleada histórica da adorável Schitt’s Creek, que venceu todas as categorias principais. É a primeira vez que uma obra vence assim, em série ou drama.
Outra zebra foi Unorthodox tirando a vitória de Watchmen em direção de série limitada. Já entre as atuações, o momento mais chocante foi a excelente Zendaya se tornando a atriz mais jovem e a segunda atriz negra a vencer atriz principal, batendo outras veteranas. E olha que sua indicação por si só já foi uma surpresa, pois esperava-se Viola Davis, Nicole Kidman ou Elisabeth Moss em seu lugar.
O começo da cerimônia estranhou muita gente com as imagens de reações de edições anteriores e as partes com trabalhadores essenciais foram um toque bacana, ainda que algo deslocado do resto. Além disso, não fez sentido anunciar coadjuvantes antes de protagonistas. Mesmo assim, o saldo foi muito positivo, com poucas falhas técnicas e um frescor raro graças à dinâmica de cada um no seu quadrado, com suas roupas não necessariamente típicas de tapete vermelho, em suas casas e com a família toda, incluindo seus pets.
Só de não ter montagens desnecessárias, apresentações musicais e quadros de humor já foi um alívio, evitando que discursos precisassem ser cortados, como de costume. Muitos discursos, aliás, foram ótimos, relembrando a importância do voto e de ações para melhorarmos a situação atual. Se as próximas premiações televisionadas serão assim, só o tempo dirá…
Clique aqui para ver todos os vencedores e confira abaixo quem ganhou nas categorias principais:
DRAMA
Série: Succession
Direção: Succession (episódio “Hunting”)
Roteiro: Succession (episódio “This Is Not For Tears”)
Atriz: Zendaya, Euphoria
Ator: Jeremy Strong, Succession
Atriz coadjuvante: Julia Garner, Ozark
Ator coadjuvante: Billy Crudup, The Morning Show
COMÉDIA
Série: Schitt’s Creek
Direção: Schitt’s Creek (episódio “Happy Ending”)
Roteiro: Schitt’s Creek (episódio “Happy Ending”)
Atriz: Catherine O’Hara, Schitt’s Creek
Ator: Eugene Levy, Schitt’s Creek
Atriz coadjuvante: Annie Murphy, Schitt’s Creek
Ator coadjuvante: Dan Levy, Schitt’s Creek
SÉRIE LIMITADA OU FILME
Série limitada: Watchmen
Filme: Bad Education
Direção: Unorthodox
Roteiro: Watchmen (episódio “The Extraordinary Being”)
Atriz: Regina King, Watchmen
Ator: Mark Ruffalo, I Know This Much Is True
Atriz coadjuvante: Uzo Aduba, Mrs. America
Ator coadjuvante: Yahya Abdul-Mateen II, Watchmen
E você, curtiu os vencedores? Deixe seu comentário falando sobre o que achou da premiação!