Agora que quase todas as candidatas foram vistas, o cenário mostra uma corrida bem aberta. O próximo mês já dará um bom indício de quem poderá chegar à próxima fase fortalecida.
Previsões para o Oscar de melhor atriz:
1. Kristen Stewart, Spencer
Stewart continua na liderança, e ao menos a indicação deve virar uma garantia.
2. Nicole Kidman, Being the Ricardos
As primeiras reações a elogiaram bastante, então ela pode vir para brigar por seu 2º Oscar.
3. Jessica Chastain, Os Olhos de Tammy Faye (The Eyes of Tammy Faye)
Caso Kidman se estabeleça, isso pode atrapalhar Chastain, que também está num papel chamativo numa biografia mais convencional, só que lançada há muitos meses e não tão bem recebida.
4. Olivia Colman, A Filha Perdida (The Lost Daughter)
Duvidar de Colman é arriscado neste momento tão frutífero de sua carreira, então é bem provável que ela entre mesmo que seja a única indicação do filme.
5. Penélope Cruz, Parallel Mothers
Outra atriz que pode ser indicada mesmo sem nenhuma outra indicação para o seu filme. Assim como Colman, Cruz tem sido muito aclamada desde o Festival de Veneza, onde ganhou o prêmio de melhor atriz.
Outras possibilidades:
6. Lady Gaga, Casa Gucci (House of Gucci)
Com as críticas não sendo desastrosas, a chance de Gaga continua, ainda que o filme não tenha sido universalmente elogiado. Sua atuação é um dos pontos que gerou mais elogios, e o fato de ser um papel bem chamativo pode ajudá-la.
7. Alana Haim, Licorice Pizza
Se o filme se sair bem na bilheteria e se ela virar uma queridinha da crítica – não só como revelação -, Haim pode tirar a vaga de uma das veteranas, já que sua atuação foi muito amada e o filme deve ter muita força nas principais categorias.
8. Jennifer Hudson, Respect: A História de Aretha Franklin (Respect)
Os precursores televisionados podem ressuscitar esta concorrente, cujo filme foi lançado bem cedo e sem muitos elogios, mas com um papel que deve chamar a atenção de muitos votantes.
9. Tessa Thompson, Identidade (Passing)
Esta performance belíssima e sutil precisa do apoio das premiações da crítica. A indicação ao Gotham Awards pode indicar um apoio maior do que o esperado.
10. Frances McDormand, A Tragédia de Macbeth (The Tragedy of Macbeth)
O buzz parece ter caído, mas ainda há chance para uma nova indicação.
11. Emilia Jones, No Ritmo do Coração (CODA)
A presença de Jones pode ser mais forte em categorias de revelação. Sua performance carismática ainda não tem muito hype, mas se o filme for lembrado nos precursores, vamos ficar de olho…
12. Renate Reinsve, The Worst Person in the World
A vencedora do prêmio de melhor atriz em Cannes já está fazendo campanha, o que ela vai precisar, já que ainda não tem um nome muito conhecido e seu filme não está garantido em melhor filme internacional, mesmo sendo um dos mais aclamados do ano.
13. Jodie Comer, O Último Duelo (The Last Duel)
A performance fraca na bilheteria não ajuda. Será que os precursores vão dar nova vida à sua campanha?
14. Jennifer Lawrence, Não Olhe para Cima (Don’t Look Up)
Se o filme realmente “pegar”, esta atriz adorada pela Academia pode entrar.
15. Rachel Zegler, Amor, Sublime Amor (West Side Story)
Praticamente a única grande possibilidade ainda não vista, junto de Rooney Mara por O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley). Ambas têm personagens não muito expressivos.
Qual atriz merece ter mais buzz:
Agathe Rousselle, Titane
Esta atuação é uma das mais marcantes e desafiadoras do ano. A atriz merece ao menos ganhar prêmios de revelação por este filme que já nasceu icônico.
Quem você acha que vai ser indicado a melhor atriz?