Agora faltam poucas possibilidades não vistas antes dos principais precursores darem a largada. Por enquanto, diversas opções estão no páreo, incluindo várias atrizes de filmes que podem aparecer na categoria principal, o que é sempre um diferencial.
Previsões para o Oscar de melhor atriz coadjuvante:
1. Kirsten Dunst, Ataque dos Cães (The Power of the Dog)
Desempenho incrível. Forte presença ao longo de todo o filme. Monólogo arrasador. Buzz para a obra na categoria principal. Narrativa de atriz que todo mundo conhece mas que nunca foi indicada e até foi esnobada antes. Tudo isso coloca Dunst numa ótima posição.
2. Caitriona Balfe, Belfast
Bastante elogiada por sua performance, Balfe está num ótimo momento da carreira, já tendo reconhecimento pela série Outlander. O filme ser aparentemente forte na corrida deve ser um baita empurrão.
3. Aunjenue Ellis, King Richard: Criando Campeãs (King Richard)
Esta atriz veterana indicada ao Emmy recentemente pode conseguir hype similar ao de Regina King, Allison Janney e Laurie Metcalf. Seu filme também está muito bem posicionado.
4. Judi Dench, Belfast
Dench é uma atriz muito querida e o papel de avó num dos favoritos da temporada pode levá-la à sua 8ª indicação.
5. Ruth Negga, Identidade (Passing)
Uma das melhores atuações do ano, que deve ser impulsionada pelas premiações da crítica.
Outras possibilidades:
6. Ann Dowd, Mass
Cada vez menos parece haver performances indicadas por filmes sem força para a categoria principal. Isso e a distribuidora pequena podem atrapalhar Dowd, que tem a seu favor um desempenho excepcional e bem chamativo.
7. Meryl Streep, Não Olhe para Cima (Don’t Look Up)
Se não dá para descartar Streep por filmes sem grande destaque na temporada, imagine por um filme cujas primeiras reações foram positivas? Não será nenhuma surpresa se ela conseguir bater o próprio recorde, conquistando sua 22ª indicação.
8. Marlee Matlin, No Ritmo do Coração (CODA)
A atuação é relativamente mais sutil do que a performance de algumas competidoras, mas esta vencedora histórica está muito bem em um filme que deve agradar em cheio se for visto o bastante.
9. Martha Plimpton, Mass
Com uma atuação feroz e muito marcante, Plimpton precisa muito do apoio dos críticos para manter o nome na disputa, ainda mais com Dowd também nesta categoria.
10. Toni Collette, O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)
A classificação oficial de Cate Blanchett como coadjuvante pode atrapalhar o retorno de Collette ao Oscar, mas ainda acho que a personagem é atrativa o suficiente para se tornar um dos destaques desta nova adaptação.
11. Ariana DeBose, Amor, Sublime Amor (West Side Story)
Outra dúvida restante. Pode repetir os passos de Rita Moreno, que também está na refilmagem, num papel menor.
12. Jessie Buckley, A Filha Perdida (The Lost Daughter)
Assim como Negga, Buckley foi indicada ao Gotham Awards, o que pode sinalizar mais apoio do que o esperado.
13. Kathryn Hunter, A Tragédia de Macbeth (The Tragedy of Macbeth)
Não é fácil ser tão mencionada quanto Denzel Washington e Frances McDormand, mesmo tendo um papel bem menor. No entanto, é isso que esta atriz conseguiu quando o filme foi exibido em Nova York. Resta saber se os precursores se lembrarão dela.
14. Haley Bennett, Cyrano
Inicialmente considerada protagonista, agora Bennett vai disputar como coadjuvante. Se este musical emplacar bem na época da votação, podemos ter surpresas.
15. Cate Blanchett, O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)
Com uma personagem que domina parte da história, Blanchett pode se dar bem. Só falta as primeiras críticas confirmarem se ela poderá mesmo brigar pela 8ª indicação.
Qual atriz coadjuvante merece ter mais buzz:
Olga Merediz, Em um Bairro de Nova York (In the Heights)
Esta performance espetacular precisa de um milagre para voltar à disputa. Talvez uma indicação ao Screen Actors Guild Awards (SAG) ajude.
Quem você acha que vai ser indicado a melhor atriz coadjuvante?