Esta é uma das melhores fases da temporada, pois ainda podemos realisticamente torcer para que a Academia faça apostas inspiradas reconhecendo filmes que merecem de verdade. Além disso, ainda há várias possibilidades promissoras no horizonte.
Previsões para o Oscar de melhor filme:
1. Belfast
Se o Oscar fosse hoje, a vitória dificilmente seria de outro filme. Como ainda temos alguns meses pela frente, algum oponente pode dar uma rasteira no drama de Kenneth Branagh. Mas qual?
2. Ataque dos Cães (The Power of the Dog)
Quão longe o novo filme de Jane Campion conseguirá chegar? Se o faroeste desconstruído virar o queridinho das premiações da crítica, ele pode se posicionar como uma alternativa menos populista do que o atual favorito.
3. King Richard: Criando Campeãs (King Richard)
Se Belfast não estivesse tão forte, talvez esta biografia esportiva poderia estar na liderança. Apesar de não ser considerado uma ameaça (por enquanto), o drama com Will Smith é praticamente uma certeza entre os indicados.
4. Spencer
Ainda que o filme tenha um tom que possa assustar a parcela mais conservadora da Academia, isso não deve atrapalhar a presença da obra nesta categoria, principalmente se agradar em cheio os novos votantes, que parecem ser mais abertos a filmes não tão convencionais.
5. Licorice Pizza
Estamos diante de um novo Lady Bird (2017)? O novo de Paul Thomas Anderson pode se tornar a principal opção entre os filmes que ainda não tiveram exibição oficial.
6. Duna (Dune)
Agora que o filme se provou na bilheteria e até ganhou o sinal verde para ter uma continuação, uma indicação está mais próxima, já que esta aventura tem muitos admiradores.
7. O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)
Outra forte possibilidade ainda não vista.
8. Fuga (Flee)
A NEON, que conduziu Parasita (Parasite, 2019) à vitória histórica, já começou a campanha e fez questão de ressaltar que tentará fazer este drama fabuloso acontecer em todas as categorias possíveis, não só documentário, animação e filme internacional.
9. A Tragédia de Macbeth (The Tragedy of Macbeth)
Num ano com 10 indicados na categoria principal, seria loucura não considerar esta adaptação de William Shakespeare um candidato com grande potencial, já que o filme foi muito exaltado e o Oscar adora os irmãos Coen (a ausência de um deles na direção não deve afetar muito as chances da obra).
10. No Ritmo do Coração (CODA)
Será que a Apple TV+ vai conseguir fazer uma campanha marcante? E se o foco virar Swan Song se o filme com Mahershala Alie e Glenn Close surpreender no festival American Fim Institute (AFI) em algumas semanas?
Outras possibilidades:
11. Casa Gucci (House of Gucci)
Depois das reações mistas em Veneza, O Último Duelo (The Last Duel) teve uma recuperação com a crítica à medida que mais pessoas conferiram o filme. No entanto, o fracasso na bilheteria o condenou, restando a Ridley Scott apostar todas as suas fichas no filme protagonizado por Lady Gaga.
12. Amor, Sublime Amor (West Side Story)
Pouco tem se falado sobre este musical, mas a conversação pode impulsioná-lo mais perto da estreia, principalmente se a recepção for positiva.
13. Não Olhe para Cima (Don’t Look Up)
Sendo aclamada ou não, certamente esta sátira cheia de estrelas com histórico no Oscar deve gerar burburinho nos próximos meses.
14. A Filha Perdida (The Lost Daughter)
Mesmo com as críticas tendo exaltado o filme como um todo, muitos especialistas ainda colocam o drama como possibilidade apenas em categorias como atriz e roteiro adaptado. Isso pode mudar se outros precursores fizeram como o Gotham Awards e indicarem a obra de Maggie Gyllenhaal a melhor filme.
15. Identidade (Passing)
Com a indicação ao Gotham Awards, podemos ter mais esperança de que este drama em preto e branco possa ir além de atriz coadjuvante, fotografia e roteiro adaptado
Não podemos descartar:
Swan Song
tick, tick…BOOM!
Being the Ricardos
Mass
Titane
Qual filme deveria ter mais buzz:
Este belo drama estrelado por Nicolas Cage conseguiu uma indicação a melhor filme no Gotham Awards, mas ainda não tem está nas principais previsões, mesmo sendo um dos melhores filmes do ano.
Quem será que chega até a reta final? Deixe suas previsões nos comentários!