O último post da série para homenagear o cinema LGBTQIA+ é focado em filmes ousados e experimentais.
Eu tentei incluir filmes de diversos escopos, feitos no Brasil, em Hollywood e em outros países. Também optei por não incluir obras que conseguiram indicação ou vitória no Oscar em melhor filme ou filme internacional, para focar em trabalhos que talvez ainda não tenham sido amplamente descobertos. E, claro, é bom ressaltar que há muitos outros filmes LGBTQIA+ incríveis por aí, alguns que eu também ainda não vi (aceito dicas!). Basta deixar a preguiça de lado e ir atrás desses filmes para descobrir um mundo ainda mais colorido e alegre.
Outro detalhe que é bom ressaltar: priorizei filmes em que um dos protagonistas é LGBTQIA+. E também vale lembrar que alguns filmes não refletem exatamente a forma como aceitamos determinados comportamentos hoje, o que escancara o quanto já evoluímos, no cinema e na sociedade.
Confira abaixo 15 filmes LGBTQIA+ ousados e experimentais:
Pink Narcissus (1971)
Filme etéreo que dá vida às fantasias eróticas de um jovem garoto de programa.
Disponível: Mubi e Belas Artes à la Carte.
O Fantasma (2000)
Vários fetiches são explorados neste filme português sobre os encontros sexuais de um coletor de lixo obcecado por um motociclista.
Disponível: Mubi.
Querelle (1982)
Cheia de erotismo, esta obra acompanha um marinheiro movido a desejo.
Disponível: apenas via Torrent.
O Ornitólogo (2017)
Filme português que subverte a figura de Santo Antônio de Pádua ao apresentar a jornada de descoberta sexual de um homem misterioso.
Disponível: Mubi e Google Play.
As Boas Maneiras (2017)
Suspense brasileiro que dá uma nova roupagem à clássica história de lobisomens, com direito a muito humor, surpresas e uma relação inesperada entre as protagonistas, sendo Marjorie Estiano uma delas.
Disponível: Globoplay, NOW, Telecine Play, Google Play, YouTube, Vivo Play, Apple iTunes, Looke, Microsoft Store e Spamflix.
The Watermelon Woman (1997)
Feito por uma cineasta negra e lésbica, que também protagoniza a história, este filme brinca com metalinguagem e as fronteiras entre ficção e documentário ao explorar a procura de uma jovem por mais informações sobre uma atriz negra que teria se relacionado com uma diretora na época do cinema mudo.
Disponível: apenas via Torrent.
Shortbus (2006)
Com muitas cenas de nudez e sexo explícito, este filme aborda as descobertas sexuais de um casal frustrado sexualmente.
Disponível: apenas via Torrent.
Ambiente Familiar (2019)
Drama brasileiro sobre três amigos que vivem juntos e cuja relação é afetada pelas experiências de cada um, exploradas a partir de memórias.
Disponível: apenas via Torrent.
Mal dos Trópicos (Tropical Malady, 2005)
O que começa como uma história de amor convencional torna-se um delírio hipnotizante em que a mitologia tailandesa ganha vida.
Disponível: apenas via Torrent.
Faca no Coração (Knife + Heart, 2019)
Inspirado no cinema giallo, este terror francês mostra os ataques de um serial killer que começa a matar os membros da equipe de uma produtora de filmes pornográficos gays.
Disponível: Mubi.
The Living End (1992)
Ao descobrir que é soropositivo, um jovem embarca numa viagem sem rumo com um cara inconsequente com quem ele passa a se envolver. A violência e a libertação sexual são as válvulas de escape para o diretor Gregg Araki expressar suas angústias em relação às consequências da epidemia da AIDS.
Disponível: apenas via Torrent.
Fim de Século (End of the Century, 2019)
Um romance que brinca com sua estrutura para contar uma história que revela camadas e profundidade à medida que avança.
Disponível: apenas via Torrent.
Vento Seco (2020)
Este filme brasileiro bastante sexy aposta em um visual inebriante e em representações de fetiches para despertar sensações latentes a partir das ações misteriosas do seu protagonista.
Disponível: apenas via Torrent.
Veneno (Poison, 1991)
Com três narrativas com propostas e estéticas distintas, este filme de Todd Haynes explora o medo, a violência e a sexualidade humana.
Disponível: apenas via Torrent.
Inferninho (2019)
Passado em um bar, este filme brasileiro tem uma estética peculiar, que ajuda a contar a história dos frequentadores e da dona de um bar que funciona como refúgio para figuras excêntricas.
Disponível: apenas via Torrent.
Se você conhece outros filmes LGBTQIA+ ousados e experimentais, deixe sua recomendação nos comentários e não se esqueça de conferir mais dicas amanhã. Aproveite para dar uma olhada nos posts anteriores do blog, com dicas de filmes leves , dramas intensos, documentários inspiradores, histórias de amadurecimento, filmes românticos e filmes inspirados em histórias reais.