15 filmes leves e divertidos protagonizados por personagens LGBTQIA+

Assim como o arco-íris, o cinema queer é cheio de cores e nuances, com uma diversidade enorme, tanto nos temas quanto na estética e nos tipos de obras, que refletem a grande variedade dentro da comunidade LGBTQIA+. Pensando nisso, criei esta série para dar dicas de alguns filmes LGBTQIA+. Cada dia desta semana terá sugestões de um tipo de filme. Para começar, que tal descobrir obras divertidas, leves e engraçadas?

Eu tentei incluir filmes de diversos escopos, feitos no Brasil, em Hollywood e em outros países. Também optei por não incluir obras que conseguiram indicação ou vitória no Oscar em melhor filme ou filme internacional, para focar em trabalhos que talvez ainda não tenham sido amplamente descobertos. E, claro, é bom ressaltar que há muitos outros filmes LGBTQIA+ incríveis por aí, alguns que eu também ainda não vi (aceito dicas!). Basta deixar a preguiça de lado e ir atrás desses filmes para descobrir um mundo ainda mais colorido e alegre.

Outro detalhe que é bom ressaltar: priorizei filmes em que um dos protagonistas é LGBTQIA+. E também vale lembrar que alguns filmes não refletem exatamente a forma como aceitamos determinados comportamentos hoje, o que escancara o quanto já evoluímos, no cinema e na sociedade.

Confira abaixo 15 dicas de filmes leves e divertidos protagonizados por personagens LGBTQIA+:

Alice Júnior (2020)

Esta ótima comédia brasileira utiliza uma linguagem estilizada e super descontraída para mostrar um tema bastante importante: a adaptação de adolescentes trans no ambiente escolar e o preconceito que ainda sofrem na nossa sociedade. Se você deseja dar boas risadas, é uma ótima pedida. De quebra, você vai se encantar com a talentosa atriz trans Anne Celestino Mota.

Disponível: Netflix, Apple TV, NOW, Google Play, YouTube, Vivo Play.

O Oposto do Sexo (The Opposite of Sex, 1998)

A eterna Phoebe Buffay, da série Friends, como você nunca viu. Lisa Kudrow dá um show de interpretação na pele de uma mulher amargurada e com ranço de fluidos corporais. Povoada por gays e bissexuais, esta comédia com humor bem sagaz e repleta de sensualidade é estrelada por Christina Ricci, que também arrasa, como uma jovem traiçoeira.

Disponível: Netflix e Looke.

Priscila, a Rainha do Deserto (The Adventures of Priscila, Queen of the Desert, 1994)

Esta comédia australiana icônica vive sendo referenciada em RuPaul’s Drag Race e não é para menos. Além do figurino memorável, a obra sobre uma transexual e duas drag queens viajando para realizar um show a bordo de um ônibus denominado Priscilla tem um trio de atuações sem defeitos (Terence Stamp, Guy Pearce e Hugo Weaving).

Disponível: Telecine Play e Oi Play.

Tangerine (2015)

Filmado com um iPhone de maneira linda, este filme independente tem um ritmo alucinante e reviravoltas inesperadas. O diretor Sean Baker tem um olhar humanista e melancólico, enriquecendo ainda mais as peripécias de duas jovens trans não brancas e marginalizadas, interpretadas pelas ótimas Kitana Kiki Rodriguez e Mya Taylor.

Disponível: NOW.

Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays (1994)

Dirigida por Otto Guerra, esta animação brasileira é extremamente subversiva, até mesmo para os padrões atuais. Politicamente incorreta, ela é composta de duas partes, que mostram as aventuras de um casal de caubóis gays, como o título indica. Algumas piadas são muito inspiradas, indo do humor pueril ao humor mais vulgar em questão de segundos.

Disponível: YouTube.

Será Que Ele É? (In & Out, 1997)

Hilário no papel de um gay enrustido que precisa sair do armário à força em uma cidade pequena, Kevin Kline rende muitas risadas, principalmente quando contracena com Joan Cusack, que foi uma das poucas atrizes indicadas ao Oscar por uma performance 100% cômica. É daquelas comédias que te deixam com um sorriso no rosto do começo ao fim.

Disponível: apenas via Torrent.

Jeffrey (1995)

Quem disse que só tem filmes tristes e pesados sobre a epidemia da AIDS e suas consequências no meio LGBTQIA+? Esta comédia romântica é sobre um cara que vive assombrado pela possibilidade de ser soropositivo, o que era muito comum principalmente nas primeiras décadas após o surgimento da doença. Com reflexões bem interessantes, o filme tem piadas e atuações muito boas.

Disponível: apenas via Torrent.

Bubble (The Bubble, 2007)

Focado em um grupo de amigos jovens que vivem em Tel Aviv, este filme israelense é leve e cheio de energia, mostrando como a aceitação da diversidade nessa parte de Israel não é uma realidade em toda a área.

Disponível: apenas via Torrent.

Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar (To Wong Foo, Thanks for Everything! Julie Newmar, 1995)

Outra comédia de Hollywood que sempre é referenciada no reality show de RuPaul, que participa de uma cena. Com atuações delicadas e respeitosas de Patrick Swayze, Wesley Snipes e John Leguizamo, o filme acompanha três drag queens transformando a vida dos moradores de uma pequena cidade no meio do nada no caminho para um concurso.

Disponível: Claro Video e Google Play.

Fora de Série (Booksmart, 2019)

Com uma profusão de piadas, esta comédia sobre duas adolescentes certinhas pisando na jaca antes de irem para a faculdade é uma fofura. Beanie Feldstein e Kaitlyn Dever interpretam as duas protagonistas com muito carisma, e a sexualidade de uma delas é tratada sem estereótipos.

Disponível: Apple TV, NOW, Google Play, YouTube, Vivo Play, Telecine Play e Microsoft Store e SKY Play.

A Gaiola das Loucas (The Birdcage, 1996)

Esta refilmagem do hit francês A Gaiola das Loucas (La Cage aux Folles, 1978) também é um programa extremamente divertido. Robin Williams e principalmente Nathan Lane estão hilários no papel de pais gays que vivem o dilema de esconderem sua sexualidade quando o filho decide apresentá-los aos pais conservadores da sua noiva.

Disponível: Apple TV.

Rainhas (Reinas, 2006)

Nesta comédia espanhola, cinco mães precisam lidar com os dramas e confusões proporcionados por seus filhos gays em um casamento coletivo. É aquele tipo de passatempo que você nem sente o tempo passar.

Disponível: apenas via Torrent.

Aprendendo com a Vovó (Grandma, 2015)

Lily Tomlin está excelente como uma avó lésbica que precisa reviver laços do passado ao tentar conseguir dinheiro para ajudar sua neta que decide passar por um aborto. Mesmo abordando um tema complexo, esta comédia trata tudo de forma leve, mas sem ser superficial.

Disponível: Apple TV, NOW, Google Play, Claro Video e Microsoft Store e YouTube.

Truques da Paquera (Trick, 1999)

Comédia e romance é um match perfeito, e este filme é uma prova disso. Sem compromisso de ser algo aprofundado, esta comédia romântica é a cara dos anos 90, abordando as dificuldades amorosas de um aspirante a escritor de peças.

Disponível: apenas via Torrent.

Hedwig: Rock, Amor e Traição (Hedwig and the Angry Inch, 2001)

Gosta de rock? E de musciais? E de dar boas risadas? Esta comédia irreverente tem tudo isso, além de atuações vigorosas. Ela aborda a trajetória de uma artista trans que lidera uma banda fictícia de rock.

Disponível: HBO Go.

 

Gostou das dicas? Se você conhece outros filmes LGBTQIA+ leves e divertidos, deixe sua recomendação nos comentários e não se esqueça de conferir mais dicas amanhã!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email