Chegou a hora de saber quem são as possibilidades para a categoria de melhor filme no próximo Oscar. Neste ano imprevisível, tudo pode acontecer, inclusive diversas obras serem anunciadas no último momento, caso fiquem prontas no comecinho do ano. Mês que vem vou reformular as apostas com base na recepção dos festivais de Veneza, Toronto e New York.
1. Mank
Dirigido por David Fincher, este drama em preto e branco é sobre o roteirista que escreveu Cidadão Kane, um dos maiores clássicos do cinema. É maior aposta da Netflix, que chegou perto com Roma. Se não ganharem com este filme, que tem TUDO que a Academia ama, aí é porque o preconceito contra a plataforma de streaming é realmente uma realidade.
2. Nomadland
Selecionado para os principais festivais do ano, este pequeno drama deve ser o indie com mais chance de garantir uma vaguinha.
3. West Side Story
O original é venerado e ganhou nesta categoria, o que coloca a refilmagem em desvantagem pelas comparações inevitáveis, mas se a pandemia fizer os votantes se inclinarem para um passatempo mais leve, o filme pode ter chance de ganhar. Uma provável vitória no Globo de Ouro na categoria de filme de comédia ou musical já ajudaria.
4. The Trial of the Chicago 7
Baseado em uma história real politicamente carregada, o drama de Aaron Sorkin tem muito a seu favor. Só precisa ser muito bom e virar uma das prioridades da Netflix, que terá muitas opções para esta categoria.
5. One Night in Miami…
Outro drama que será exibido nos principais festivais do segundo semestre. A direção da Regina King é um mistério, mas estou confiante. O filme também é baseado em fatos reais e mostra figuras políticas famosas, além de abordar a questão racial, que é muito relevante.
6. Minari
A aclamação este pequeno drama já tem. Vamos ver como a A24 vai apostar nele.
7. Ammonite
O estúdio responsável pelo lançamento já avisou que a obra será o carro-chefe da temporada e a presença em festivais é um bom sinal. Dramas românticos nem sempre vingam em melhor filme e a última vez que um filme sobre lésbicas tentou, ficou de fora, mesmo sendo muito elogiado (Carol).
8. Hillbilly Elegy
Outra aposta da Netflix, com diretor premiado, atrizes buscando o ouro e uma história adaptada de um livro carregado de temas que devem gerar burburinho.
9. Soul
A última animação indicada na categoria principal foi Toy Story 3, há 10 anos. Algo me diz que, neste ano maluco, a nova obra da Pixar pode chegar lá, e a temática relevante deve dar mais urgência ainda se o filme for aclamado.
10. News of the World
Este faroeste sobre um viajante levando notícias a pessoas locais pode reforçar a importância do jornalismo de qualidade, um tema que costuma ser bem visto por críticos e votantes. Cacife o filme tem, com diretor já indicado e uma estrela encabeçando (Tom Hanks).
Outras possibilidades:
Stillwater
Falando em jornalismo, o diretor de Spotlight retorna com um filme que pode levá-lo ao Oscar novamente, com a ajudinha de Matt Damon.
Dune
Na última década, filmes épicos de ficção científica conseguiram quebrar um pouco o preconceito da Academia com o gênero, mas ele ainda existe. Para não ser descartado, o novo de Dennis Villeneuve precisa ser muito elogiado e não ter um fim fracassado como a obra de David Lynch.
Ma Rainey’s Black Bottom
Biografia de uma cantora real lidando com o preconceito racial. Só não está mais alto na lista porque a Netflix não deve priorizar (tirando em categorias como atuação), a não ser que as críticas realmente surpreendam.
Respect
Mais uma biografia de uma cantora lidando com o preconceito racial. Deve ter mais sucesso em categorias técnicas e de atuação, mas nunca se sabe.
The United States Vs. Billie Holiday
Basicamente a mesma situação dos dois filmes acima. A única diferença é que o seu diretor já foi indicado a melhor diretor.
On the Rocks
Todo ano o Oscar tem pelo menos uma comédia que acaba dando um ar de leveza ao lineup de melhor filme. Se as comparações com a última parceria entre Sofia Coppola e Bill Murray não atrapalharem, pode se tornar a comédia do ano nas premiações.
Judas and the Black Messiah
Já deu para notar que não vão faltar filmes abordando a questão racial nos Estados Unidos, mas não terá lugar para vários, então as críticas serão decisivas.
First Cow
Um dos primeiros filmes que os votantes devem ter acessado, este indie pode se tornar um azarão, principalmente se a presença em prêmios da crítica reforçar a aclamação do lançamento.
Never Rarely Sometimes Always
Outro drama pequeno que foi muito aclamado (e também é dirigido por uma mulher). Ele também pode se beneficiar dos prêmios da crítica. O tema é uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que é relevante, pode desagradar os votantes mais conservadores.
The Father
Elogiado no Festival de Sundance, especialmente pelas atuações, este drama sobre um homem lidando com a própria demência tem potencial para deixar os votantes devastados e, consequentemente, mais propensos a se levarem pela emoção na votação.
Da 5 Bloods
Mesmo com críticas favoráveis e com a pertinência do tema, Spike Lee vai precisar que a Academia se lembre do filme, lançado meses antes da votação, e que os outros filmes da Netflix decepcionem, para que ela volte a priorizá-lo.
I’m Thinking of Ending Things
Apesar de ser bem diferente do que o Oscar costuma curtir, o filme tem admiradores fervorosos e, por enquanto, não dá para descartar obras que despertam paixão, pois isso conta muito na votação. Mas, ainda assim, seria uma grande surpresa (a não ser que vire o queridinho dos prêmios da crítica).
Se os filmes forem lançados a tempo:
Next Goal Wins
The French Dispatch
The Tragedy of Macbeth
The Card Counter
The Midnight Sky
Curtiu minhas primeiras apostas para o Oscar? Confira quem eu considerei nas outras categorias principais: