Com a reviravolta do anúncio de Lily Gladstone fazendo campanha como atriz principal e não coadjuvante, o que já estava difícil de prever ficou ainda mais complicado. Não faltam opções viáveis para preencher esta categoria.
Confira as previsões para o Oscar de melhor atriz:
1. Lily Gladstone, Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon)
Dividir o protagonismo com outros atores não atrapalhou Olivia Colman e outras atrizes que venceram esta categoria. Por isso, o tamanho do papel não deve atrapalhar Gladstone, que foi vista em Cannes como o grande destaque da obra de Martin Scorsese. O filme tende a receber muitas indicações e pode fazer sucesso no cinema, ajudando ainda mais a fortalecer esta artista, que seria a primeira nativa norte-americana a ser indicada como melhor atriz. A narrativa está pronta para dar o empurrão necessário para a história acontecer.
2. Emma Stone, Pobres Criaturas (Poor Things)
Com diversos elogios posicionando esta atuação como a melhor da carreira de sua intérprete, não há nenhum fator contra esta indicação, especialmente porque o filme virá com força após ganhar o Leão de Ouro no Festival de Veneza e consolidar esse amor em Telluride. Uma segunda vitória para a atriz também é uma possibilidade real no momento.
3. Annette Bening, Nyad
A quinta indicação será a primeira vitória de Bening? Não será fácil, afinal, a concorrência está pesada em filmes mais elogiados. Além disso, o entusiasmo por sua atuação não foi tão grande quanto poderia ter sido, mas o elenco ainda foi o elemento mais apreciado deste drama de superação, que tem cara de que fará sucesso na Netflix e agradará a parcela mais convencional da Academia.
4. Sandra Hüller, Anatomia de uma Queda (Anatomy of a Fall)
Desde Cannes, esta atriz alemã tem mantido o buzz por conta de sua performance, que tem potencial para surpreender no circuito da crítica e aparecer (e até ganhar) um ou outro televisionado, como o BAFTA. Se o filme vingar na categoria principal, aí ela poderá brigar pelo prêmio.
5. Greta Lee, Vidas Passadas (Past Lives)
A categoria está mais apertada do que se esperava inicialmente, então Lee é um nome vulnerável. Como a A24 conseguiu autorização para fazer campanha em meio à greve, isso colocará o filme num lugar privilegiado, beneficiando todos os envolvidos, inclusive esta atriz que recebeu algumas das críticas mais positivas do ano por este pequeno hit independente.
Outras possibilidades:
6. Carey Mulligan, Maestro
Ser considerada o grande destaque de seu filme é algo muito vantajoso. Vamos ver se a recepção em NYFF será mais efusiva do que em Veneza.
7. Margot Robbie, Barbie
Não dá para negar que Robbie caiu como uma luva nesta personagem, dando não só o carisma necessário a ela, mas também uma profundidade inesperada. Apesar de ter agradado num fenômeno sem precedentes que deve ter inúmeras indicações, talvez não tenha espaço justamente para sua protagonista, devido à força das concorrentes.
8. Fantasia Barrino, A Cor Púrpura (The Color Purple)
A dúvida de um possível adiamento por causa da greve dos roteiristas e atores ainda paira no ar, assim como a dúvida se a performance dela será impactante o suficiente para passar na frente de atrizes já consolidadas na disputa.
9. Cailee Spaeney, Priscilla
Com a vitória como melhor atriz em Veneza, esta jovem atriz passou a ser considerada com mais seriedade. A seu favor está o fato de que a Academia ama a representação de figuras reais e conhecidas nesta categoria, mesmo quando o filme não tem uma presença significativa em outras categorias consideradas principais.
10. Natalie Portman, Segredos de um Escândalo (May December)
O papel é bem atrativo, e as reações em Cannes indicam que Portman se sai bem nele. Entretanto, a Netflix tem outras prioridades.
No radar:
Anjanue Ellis-Taylor, Origin
Jodie Comer, Clube dos Vândalos (The Bikeriders)
Jessica Chastain, Memory
Saoirse Ronan, Foe
Teyana Taylor, A Thousand and One
Quem mais deveria ter buzz:
Adèle Exarchopoulos, Os Cinco Diabos (The Five Devils)
E você, quem está prevendo para o Oscar de melhor atriz?