O fenômeno Barbenheimer deve continuar até a época das premiações, com os dois filmes envolvidos aparecendo com força em inúmeras categorias. Porém, os festivais do segundo semestre já mostraram que inúmeras obras serão oponentes de peso a Barbie e Oppenheimer.
Confira as previsões para o Oscar de melhor ator coadjuvante:
1. Ryan Gosling, Barbie
Um dos personagens mais icônicos, adorados e memoráveis do ano no filme mais visto (até agora). Não vai ser fácil vencer, afinal, a concorrência está forte, mas vitórias de atores em papeis cômicos já aconteceram antes, inclusive recentemente.
2. Robert Downey Jr, Oppenheimer
Assim como Gosling, o eterno Homem de Ferro é uma figura bastante querida por muitas pessoas, e sempre ajuda quando seu personagem tem uma grande significância na história, ainda mais se o filme é um hit enorme.
3. Mark Ruffalo, Pobres Criaturas (Poor Things)
Outro “vingador” na busca pelo Oscar, Ruffalo também é um veterano com algumas indicações em seu histórico. Tanto no Festival de Veneza quanto em Telluride, sua atuação foi destacada por vários críticos. E o filme tem tudo para ser um dos mais reconhecidos da temporada nas premiações, o que atrairá olhares para quem estiver nele.
4. Robert De Niro, Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon)
Sua indicação é praticamente certa, pois esta lenda do cinema está num dos filmes mais aclamados de 2023, além de ter sido um dos destaques das críticas no Festival de Cannes.
5. John Magaro, Vidas Passadas (Past Lives)
A grande dúvida desta categoria é quem ocupará a quinta “vaga”. No momento, a minha aposta é alguém de um filme independente abraçado pela Academia. Magaro tem tudo para ser carregado pelo potencial amor ao filme, que foi muito elogiado e foi bem nos cinemas. A obra conseguiu uma concessão para que seus atores façam campanha mesmo durante a greve dos atores e dos roteiristas. Um dos poucos filmes a conseguir isso, o que pode colocar o ator em vantagem sobre alguns concorrentes.
Outras possibilidades:
6. Colman Domingo, A Cor Púrpura (The Color Purple)
Se o filme não for adiado e a recepção for boa, Domingo pode facilmente emplacar indicação dupla (ele é um dos favoritos na categoria de melhor ator).
7. Dominic Sessa, Os Rejeitados (The Holdovers)
Um dos nomes mais mencionados em Telluride e no Festival de Toronto (TIFF), este novato está no filme certo na hora certa, podendo acontecer assim como Kodi Smit-McPhee e Barry Keoghan.
8. Sterling K. Brown, American Fiction
Após esta comédia vencer o prêmio do público do TIFF, todos os olhos se voltaram para ela. Caso a sátira realmente vire um dos grandes filmes no Oscar, este vencedor do Emmy poderá se tornar uma das “surpresas” nas premiações.
9. Charles Melton, Segredos de um Escândalo (May December)
Não é fácil se destacar quando suas colegas são Natalie Portman e Julianne Moore, mas este jovem ator conseguiu o feito em Cannes. No entanto, a obra não parece que será uma das prioridades da Netflix.
10. Rhys Ifans, Nyad
Falando em Netflix, o filme estrelado por Annette Bening e Jodie Foster pode ser um dos mais populares da plataforma, ajudando a impulsionar as atuações, que chamaram a atenção em Telluride e no TIFF.
No radar:
Willem Dafoe, Pobres Criaturas
Glenn Howerton, BlackBerry
Tom Hardy, Clube dos Vândalos (The Bikeriders)
Jesse Plemons, Assassinos da Lua das Flores
Jamie Bell, All of Us Strangers
Quem mais deveria ter buzz:
Bem Whishaw, Passagens (Passages)
E você, aposta em quem para o Oscar de melhor coadjuvante?