PREVISÕES PARA O OSCAR 2025: ATRIZ COADJUVANTE (SETEMBRO)

Diferentemente do que aconteceu ano passado, quando Da’Vine Joy Randolph praticamente não teve concorrência, nesta temporada parece que tudo pode acontecer. Nenhum nome saiu dos festivais completamente consolidado, e até as performances de atriz coadjuvante mais fortes até o momento parecem ter algum revés que pode atrapalhar.

Confira as previsões de setembro para o Oscar de atriz coadjuvante:

1. Danielle Deadwyler, The Piano Lesson

Após as primeiras reações em Telluride, deu para notar que Deadwyler é o principal destaque deste drama com toques sobrenaturais. A favor dela está o peso do papel, que parece ser grande o bastante para haver dúvidas se ela realmente deveria ter sido submetida como coadjuvante. E a esnobada absurda por Till deve ajudar um pouco pelo sentimento de dívida com ela. Em contrapartida, a recepção ao filme em si não foi tão boa e talvez ela seja a única indicação da obra, o que pode prejudicá-la se outras atrizes em filmes mais fortes forem mais lembradas pela crítica.

2. Zoe Saldaña, Emilia Pérez

Uma das principais concorrentes de Deadwyler é esta atriz que está num dos filmes mais quentes do ano, já tendo recebido o prêmio de melhor atriz em Cannes (em conjunto com suas colegas de elenco). A indústria pode aproveitar a chance de reconhecer esta artista que é conhecida no mundo todo por estrelar franquias como Avatar e Guardiões da Galáxia. O fato de ser a protagonista da história é uma faca de dois gumes, já que o tempo de tela pode ajudá-la a se sobressair, mas a fraude de categoria não necessariamente leva à vitória.

3. Isabella Rosselini, Conclave

Às vezes, o fator que falta para um ator finalmente receber o reconhecimento que espera por décadas é estar no filme certo na hora certa. É o caso desta lenda do cinema, que pode ser agraciada com sua 1ª indicação devido à potencial força do filme na disputa.

4. Felicity Jones, The Brutalist

Falando em filmes quentes, Jones tem a vantagem de estar numa das obras mais aclamadas do ano. Mesmo que ela não apareça em todas as premiações nem venha para brigar pela vitória, o apoio da ala britânica e o timing da estreia podem fazer a diferença. Além disso, a Academia tende a apreciar papeis de esposa em dramas estrelados por homens.

5. Adriana Paz, Emilia Pérez

Apesar de ser o nome menos conhecido do elenco, Paz teve uma participação memorável o suficiente a aponto de ser incluída no prêmio de atriz em Cannes junto de suas colegas. Acredito que a Academia indicará ao menos duas atrizes coadjuvantes deste filme, e esta mexicana pode surpreender.

Outras possibilidades:

6. Selena Gomez, Emilia Pérez

Caso não leve uma rasteira de Paz, Gomez tem grande chance de debutar no Oscar com este filme que ficou em 2º lugar no prêmio do público no Festival de Toronto (TIFF). O reconhecimento em Cannes e sua 1ª indicação ao Emmy só contribuem para a sensação de que é o ápice de sua carreira até o momento.

7. Saoirse Ronan, Blitz

Quem pode surpreender e vir com tudo é esta jovem irlandesa já indicada quatro vezes. Ela só precisa que o filme seja minimamente bem recebido, que o resto a Academia faz, uma vez que costumam curtir filmes ambientados na época da 2ª Guerra Mundial e amam mães sofredoras nesta categoria. Ao que tudo indica, ela possui bastante tempo de tela e talvez só não tenha se posicionado na categoria de atriz por já ter outra performance como principal esta temporada.

8. Fernanda Montenegro, Ainda Estou Aqui

A única atriz brasileira indicada ao Oscar – até o momento – tem pouco tempo de tela, mas aparentemente é uma participação poderosa o bastante para fazer o público se debulhar em lágrimas. Isso pode ser o bastante para garantir mais uma indicação histórica se o filme realmente tiver força não só na categoria de filme internacional.

9. Aunjanue Ellis-Taylor, Nickel Boys

Mesmo com muitos elogios em Telluride, este drama que foge das convenções não tem sido bem lembrado pela maioria dos especialistas em previsões. Porém, a exibição no New York Film Festival (NYFF) pode mudar isso, beneficiando esta atriz mencionada como o destaque entre os atores do filme. E o papel é a cara da categoria.

10. Joan Chen, Dìdi

Outra atriz que está num papel que costuma ser reconhecido nesta categoria é Chen, talvez numa das atuações mais prestigiadas do ano. No entanto, ela pode ter o mesmo fim de Rachel McAdams ano passado, que recebeu alguns prêmios mas não chegou à reta final por uma atuação também aclamada numa personagem similar e também num filme pouco visto.

No radar:

Toni Collette, Juror #2

Michelle Austin, Hard Truths

Ariana Grande, Wicked

Connie Nielsen, Gladiador 2 (Gladiator II)

Lady Gaga, Coringa: Delírio a Dois (Joker: Folie À Deux)

Quem mais deveria ter buzz:

Alicia Witt, Longlegs – Vínculo Mortal (Longlegs)

 

Em quem você aposta para o Oscar de melhor atriz coadjuvante? Comente abaixo!

 

 

 

Related Post

One thought on “PREVISÕES PARA O OSCAR 2025: ATRIZ COADJUVANTE (SETEMBRO)

  1. só não entendi a Adriana ali haha a Netflix já está fazendo campanha pro trio principal, então Zoe e Selena já estão sendo promovidas… Adriana tem chances? sim, mas muito remotas, no máximo um “no radar” e mesmo assim quase impossível visto que a Selena tem muito mais tempo de tela que ela… particularmente eu acredito que só a Zoe de Emilia entre, mas vamos ver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email