Previsões para o Oscar 2023: atriz coadjuvante (dezembro)

A categoria mais imprevisível e emocionante do ano até agora continua com inúmeras possibilidades. Definitivamente veremos várias atrizes muito queridas e aclamadas ficando de fora, mas isso não quer dizer que o lineup será ruim. Muito pelo contrário. Além de reconhecer trabalhos incríveis, a Academia pode fazer desta categoria uma das mais diversas em anos, com poucas atrizes brancas e várias concorrentes de filmes que não são dramas tradicionais, o que seria um sopro de ar fresco.

Confira as previsões de dezembro para o Oscar de melhor atriz coadjuvante:

1. Kerry Condon, Os Banshees de Inisherin (The Banshees of Inisherin)

Ainda que a disputa esteja bem aberta, Condon tem se consolidado como o único nome mais perto de ser considerado lock. Tem potencial para se tornar a pessoa a ser batida.

2. Jamie Lee Curtis, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)

Indicada ao Globo de Ouro e ao Critics Choice, assim como Condon, a veterana é presença constante nos grupos de críticos, mesmo sem nenhuma vitória.

3. Angela Bassett, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (Black Panther: Wakanda Forever)

Assim como as duas concorrentes acima, Bassett também apareceu no Critics Choice e no Globo de Ouro. A dúvida é se o SAG e o BAFTA farão o mesmo.

4. Dolly de Leon, Triângulo da Tristeza (Triangle of Sadness)

Reconhecida pelo Globo de Ouro, a atriz que roubou a cena no filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes precisa de mais vitórias no circuito da crítica e de indicações ao SAG e ao BAFTA, o que pode acontecer.

5. Janelle Monáe, Glass Onion: Um Mistério Knives Out (Glass Onion: A Knives Out Mystery)

Outra atriz indicada apenas ao Critics Choice até agora. A seu favor estão as vitórias em alguns prêmios da crítica. Contra ela está a chance de esnobada do filme na categoria principal.

Outras possibilidades:

6. Jessie Buckley, Entre Mulheres (Women Talking)

Se antes a possibilidade de alguém do filme estar nesta categoria era grande, agora existe o risco de nem Buckley nem Claire Foy aparecerem no Oscar. O filme ficou de fora do Globo de Ouro na categoria principal e nenhuma das atrizes foi indicada. Já no Critics Choice, só a primeira recebeu indicação. E no circuito dos críticos, as menções têm sido poucas. Será que o SAG e o BAFTA podem virar o jogo?

5. Stephanie Hsu, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

A competição interna pode atrapalhar, assim como o reconhecimento apenas na categoria de revelação em várias premiações, mas esta atriz indicada ao Critics Choice pode se beneficiar de estar numa obra com muita força para a categoria principal.

8. Nina Hoss, TÁR

Hoss tem aparecido pouco, ficando de fora dos dois precursores televisionados que já anunciaram suas indicações. Porém, nenhum deles tem votantes em comum com o Oscar, e o BAFTA pode ainda incluir esta atriz. Caso não aconteça, há sempre a possibilidade de indicação sem nenhum precursor grande, mas, para isso, é necessário que o filme realmente esteja forte nas categorias principais.

9. Carey Mulligan, Ela Disse (She Said)

Indicada ao Globo de Ouro (na categoria erra), Mulligan está num filme que não está acontecendo na categoria principal. O mais provável é que a atriz fique de fora mesmo se conseguir indicações a outros precursores importantes, principalmente num ano com tanta gente em filmes com mais buzz.

10. Hong Chau, A Baleia (The Whale)

Assim como Hoss, Chau precisa ser salva pelo SAG ou pelo BAFTA, além de contar com a possível força de seu protagonista, que poderia ajudar a “puxá-la”.

11. Keke Palmer, Não! Não Olhe! (Nope)

A categoria está tão aberta que tive que abrir uma exceção e adicionar uma possibilidade a mais. Palmer venceu alguns prêmios da crítica (na categoria errada), então não podemos descartá-la. Porém, o caminho é bem difícil, por se tratar de uma performance num filme de terror com zero hype para a categoria principal.

Quem deveria ter mais buzz:

Jennifer Ehle, Ela Disse

 

Quais são as suas previsões atuais para o Oscar de melhor atriz coadjuvante? Comente abaixo!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email