Previsões para o Oscar: atriz coadjuvante (setembro)

ATUALIZAÇÃO (22/09/2022)

No dia 21 de setembro, tivemos a confirmação de que Michelle Williams fará campanha como protagonista. Por isso, ela aparecerá no próximo post de previsões de melhor atriz, em que analisarei o que a mudança afetará a categoria “nova”. Já em melhor atriz coadjuvante, acredito que Smart pode se beneficiar caso sua participação não seja insignificante, e as atrizes de Women Talking também podem ganhar com a alteração. Outro cenário é a possibilidade de tentarem emplacar supostas co-protagonistas aqui, como Zoe Kaza, Carey Mulligan ou até Margot Robbie, mas vamos manter o otimismo por enquanto e esperar que a novidade signifique mais espaço para mais character actresses reconhecidas, como as várias que eu já havia citado na análise abaixo.

POST ORIGINAL:

Os  festivais de Veneza, Toronto (TIFF) e Telluride mostraram duas coisas para a categoria de melhor atriz coadjuvante: Michelle Williams deve ser a favorita e as outras vagas serão “disputadas no tapa”. Além de haver inúmeras possibilidades já aclamadas, ainda há algumas artistas que não foram vistas e que podem se tornar fortes concorrentes.

Confira as previsões de setembro para o Oscar de melhor atriz coadjuvante:

1. Michelle Williams, The Fabelmans

Pelos comentários no TIFF, onde seu filme venceu o prêmio do público, Williams tem um grande destaque e muito tempo de tela. Foram tantos elogios que agora ela é a atriz a ser batida nesta categoria.

2. Jean Smart, Babilônia (Babylon)

Uma potencial ameaça é Smart, que acaba de vencer seu 2º Emmy seguido por Hacks, uma série bastante querida e popular. Ela pode ter poucas cenas, mas basta uma mais chamativa para a veterana se firmar na disputa, ainda mais se o filme não decepcionar e vier com tudo.

3. Nina Hoss, Tár

A força de Cate Blanchett ajudou a dar um empurrão para Sally Hawkins, e o mesmo pode acontecer com Hoss, que recebeu algumas menções pelo filme dominado por Blanchett.

4. Claire Foy, Women Talking

Ainda não sabemos como o elenco do filme será categorizado na campanha, mas Foy parece ser uma certeza como coadjuvante, e a aclamação do filme e de sua atuação podem evitar uma esnobada, como ocorreu por O Primeiro Homem (First Man, 2018).

5. Dolly de Leon, Triangle of Sadness

Esta sátira premiada com a Palma de Ouro em Cannes será bem recebida no circuito de premiações? Esta atriz filipina tem potencial para surpreender na disputa, após ter sido considerada um dos maiores destaques da comédia.

Outras possibilidades:

6. Jessie Buckley, Women Talking

Assim como Foy, Buckley também tem sido muito exaltada, e, diferentemente da sua colega de elenco, Buckley conseguiu uma indicação recentemente, mesmo com poucos precursores e sem estar num filme indicado na categoria principal. Para conseguir outra em um dos filmes com mais buzz do ano, é um pulo…

7. Kerry Condon, The Banshees of Inisherin

Esta atriz irlandesa ganhou muitos elogios junto do resto do elenco de seu filme, que deve ser um dos principais da temporada, o que sempre é um ponto a favor.

8. Hong Chau, The Whale

Sadie Sink também tem seus defensores, mas Chau parece ter aparecido com mais frequência nas reações ao filme. Pode acontecer o mesmo que aconteceu com O Lutador (The Wrestler, 2008), do mesmo diretor: o ator principal ser indicado junto da atriz coadjuvante que interpreta uma personagem que o ajuda, enquanto a jovem atriz que faz a filha rebelde é esnobada.

9. Patricia Clarkson, Ela Disse (She Said)

Caso o filme vá bem no Festival de Nova York (NYFF) e depois no American Film Institute (AFI), uma de suas atrizes pode se sair bem.

10. Gabrielle Union, The Inspection

Comparada em menor grau com Mo’Nique no papel que lhe rendeu o Oscar, Union tem contra ela o fato de não estar em tantas cenas e fazer parte de um filme que não deve ser prioridade para a A24, mesmo tendo sido bem recebido no TIFF.

No radar:

Thuso Mbedu, A Mulher Rei (The Woman King)

Stephanie Hsu, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)

Janelle Monáe, Glass Onion: Um Mistério Knives Out (Glass Onion: A Knives Out Mystery)

Whoopi Goldberg, Till

Angela Bassett, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (Black Panther: Wakanda Forever)

Quem deveria ter mais buzz:

Julia Stiles, Órfã 2: A Origem (Orphan: First Kill)

 

Qual atriz você vê com mais força por enquanto? Deixe seu comentário abaixo!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
RSS
Follow by Email