Agora que já sabemos quem se saiu melhor nos festivais de Veneza, Toronto (TIFF) e Telluride, podemos fazer previsões com mais segurança, pois os peões começam a se movimentar no tabuleiro. Para a categoria de melhor coadjuvante, ainda temos poucos concorrentes (alguns disputando a atenção com seus colegas de elenco), e nenhum nome grande surgiu ainda, o que tem tudo para beneficiar atores ainda não consagrados, mas que estão em filmes com potencial para conquistar a Academia, assim como aconteceu com a corrida ano passado.
Confira as previsões de setembro para o Oscar de melhor ator coadjuvante:
1. Ke Huy Quan, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)
O Troy Kotsur do ano? Ke Huy Quan também é um character actor que se destacou com um personagem que é o coração de seu filme, cuja chance de aparecer na categoria principal está cada vez maior.
2. Brendan Gleeson, The Banshees of Inisherin
Outro character actor nunca reconhecido pela Academia, mas que tem neste filme bastante aclamado a sua grande chance. O personagem parece ter um peso grande para a história, e a atuação do ator recebeu elogios.
3. Judd Hirsch, The Fabelmans
Indicado ao Oscar há mais de quatro décadas, Hirsch pode voltar por esta obra de ninguém menos que Steven Spielberg, que venceu o prêmio do público em Toronto. Sua performance foi uma das mais mencionadas durante o festival.
4. Ben Whishaw, Women Talking
Falando em character actor pouco reconhecido por trabalhos no cinema, este vencedor do Emmy tem recebido menções por sua participação no filme de Sarah Polley, que já é um dos mais fortes na disputa após aparecer como segundo colocado do público no TIFF.
5. Paul Dano, The Fabelmans
Dano também é um character actor que já deveria ter sido indicado. Ainda que não seja considerado o maior destaque do filme, alguns críticos citaram seu trabalho, e sempre é bom estar num grande nome na categoria principal. Uma indicação coattail, como a de Jesse Plemons, pode vir aí…
Outras possibilidades:
6. Brad Pitt, Babilônia (Babylon)
Tudo indica que esta atuação será classificada como coadjuvante, o que facilitaria uma possível indicação. Pelo trailer, o personagem será bem chamativo.
7. Barry Keoghan, The Banshees of Inisherin
Algumas pessoas que viram o filme ficaram tocadas por esta performance. Caso o filme realmente “aconteça”, ele pode se juntar a Gleeson.
8. Stanley Tucci, I Wanna Dance With Somebody
O trailer mostrou pouco das partes dramáticas, mas a presença de Tucci parece ser uma constante, o que pode ajudar a colocá-lo na disputa novamente.
9. Anthony Hopkins, Armageddon Time
Se outros concorrentes não “vingarem”, este veterano pode surpreender, mesmo que seu filme não apareça em outras categorias. Hopkins também foi uma parte que agradou em The Son, mas ele não tem muitas cenas e o drama teve reações decepcionantes no geral.
10. Brian Tyree Henry, Causeway
O ator recebeu aclamação no TIFF, mas a falta de força da obra na disputa pode prejudicá-lo – e ele não é parte do “clube”, como Hopkins, para quem esse empecilho não seria um grande problema.
No radar:
Tobe Jones, Império da Luz (Empire of Light)
Don Cheadle, White Noise
Tobey Maguire, Babilônia (Babylon)
Jalyn Hall, Till
Ashton Sanders, I Wanna Dance with Somebody
Quem deveria ter mais buzz:
Stefan Crepon, Peter von Kant
Quem você acha que terá mais elogios nos festivais? Deixe seu comentário abaixo!