Antes de saber como os festivais de Veneza, Toronto e Telluride moverão as peças da corrida para o Oscar de melhor filme, temos uma grande variedade de possibilidades. Quantos blockbusters chegarão lá? E filmes internacionais? Teremos um recorde de filmes protagonizados por mulheres na disputa?
Confira as previsões de agosto para o Oscar de melhor filme:
1. The Fabelmans
Inspirado em sua própria infância, Steven Spielberg deve emocionar novamente enquanto reforça seu amor pelo cinema. Pela primeira vez, o diretor terá um filme debutando no Festival de Toronto, e a expectativa é que esta obra vença o prêmio do público, que tende a apontar fortes candidatos ao Oscar de melhor filme.
2. Babilônia (Babylon)
Um dos filmes que devem ser lançados sem passar por festivais, este projeto de Damien Chazelle tem tudo para ser um espetáculo visual que homenageia artistas que passaram pela mudança do cinema mudo para o cinema falado em Hollywood.
3. Ela Disse (She Said)
A Academia costuma adorar filmes investigativos quando eles são aclamados e baseados em histórias reais e relevantes. Além disso, este drama sobre jornalistas fazendo as reportagens que revelaram a podridão de Harvey Weinstein pode cair nas graças da indústria, já que o filme aborda uma mudança sísmica na sociedade a partir de uma investigação que começou com uma figura que, infelizmente, acabou marcando Hollywood.
4. Tár
Na pior das hipóteses, este drama não agradará quem espera por algo mais convencional, mas sem prejudicar sua chance nas categorias de melhor atriz e melhor trilha sonora. Na melhor das hipóteses, o filme sairá de Veneza bastante aclamado e com buzz para inúmeras categorias, incluindo a principal.
5. Women Talking
A sessão em Toronto vai dizer se este drama vem mesmo para brigar nas categorias principais. O tema não poderia ser mais relevante, o que pode ajudar a dar ainda mais peso para a obra.
6. Império da Luz (Empire of Light)
Outro filme que marcará presença em Toronto e que também é uma espécie de homenagem ao cinema. Praticamente todos os principais envolvidos gritam “Oscar”, então a expectativa será alta para não decepcionar.
7. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)
Apesar de ser bem diferente do que a Academia costuma reconhecer, este filme inusitado e bastante catártico fez tanto sucesso de público e crítica que seria loucura não considerá-lo, ainda mais com tantos membros da Academia expressando abertamente seu amor pela obra.
8. Triangle of Sadness
A Palma de Ouro em Cannes não tem uma relação com o Oscar, mas a vitória do filme no festival pode ser um sinal de que esta sátira terá um apelo abrangente.
9. Avatar: O Caminho da Água (Avatar: The Way of Water)
Se o filme não for tão bem quanto o anterior, categorias técnicas podem se tornar o único reconhecimento que esta continuação terá. Além disso, outras continuações populares podem tirar o foco das criaturas azuis. No entanto, James Cameron provou várias vezes que apostar contra ele é um grande risco.
10. Decision to Leave
Ano após ano, os novos membros da Academia têm possibilitado a inclusão de filmes internacionais nas principais categorias com mais frequência. Por enquanto, minha aposta nessa linha é este filme aclamado em Cannes e que representará a Coreia do Sul na categoria de melhor filme internacional.
Outras possibilidades:
11. Bardo (or False Chronicle of a Handful of Truths)
Uma das maiores apostas da Netflix, esta obra pode se consolidar como o grande filme internacional do ano, no que diz respeito a premiações. Isso se a recepção em Veneza for tão boa quanto se espera.
12. Killers of the Flower Moon
Como Martin Scorsese é um dos queridinhos da Academia, é sempre sensato considerar suas obras. Porém, a ausência de uma data de lançamento pode ser um indício de que só veremos este filme em 2023.
13. The Son
Será que um raio cai no mesmo lugar duas vezes? Depois de provar seu talento com Meu Pai (The Father, 2020), Florian Zeller pode emplacar com mais um drama familiar baseado em uma história bem pessoal.
14. Top Gun Maverick (Top Gun: Maverick)
Após surpreender a crítica e bater recordes atrás de recordes, esta continuação tentará ir além de categorias técnicas praticamente garantidas, alçando voos mais altos. Nem sempre fenômenos de bilheteria chegam a melhor filme, mas alguns conseguem, e a trajetória da obra nos precursores mostrará quão longe ele será capaz de chegar.
15. Ruído Branco (White Noise)
Outra aposta da Netflix, esta comédia precisa do mesmo tipo de apoio que o filme anterior de Noah Baumbach recebeu. Será que o filme mais audacioso do diretor até então vai atingir o alvo ou será uma decepção como Pequena Grande Vida (Downsizing, 2017) foi para Alexander Payne.
No radar:
The Whale
The Banshees of Inisherin
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (Black Panther: Wakanda Forever)
Elvis
The Inspection
Quem deveria ter mais buzz:
Boa Sorte, Leo Grande (Good Luck to You, Leo Grande)
Em quem você está apostando por enquanto? Deixe seu comentário abaixo!