Os filmes exibidos pela primeira vez nos festivais de Veneza, Toronto, Telluride e Nova York tiveram reações predominantemente boas, com pouquíssimas exceções. Por isso, a disputa deve ser bastante acirrada, sem contar que ainda há vários pesos pesados no horizonte.
Previsões para o Oscar de melhor filme:
1. Belfast
Vencer o prêmio do público do Festival de Toronto não é pouca coisa. Vamos ver se sustenta o favoritismo pelos próximos meses.
2. Ataque dos Cães (The Power of the Dog)
Inicialmente taxado como “divisivo” por alguns críticos, o novo filme de Jane Campion não só tem mantido notas altíssimas como também ficou em 3º lugar no prêmio do público do Festival de Toronto, o que pode ser um indício de um apelo maior do que o esperado.
3. King Richard: Criando Campeãs (King Richard)
Apesar de não ser o filme mais elogiado do ano, esta história baseada em fatos reais teve críticas satisfatórias e tudo indica que o público deve abraçar a obra, o que pode se estender à Academia.
4. Spencer
Todos sabemos que Jackie (2016) não entrou mesmo com a aclamação de Natalie Portman impulsionando o filme. O mesmo pode ocorrer com o filme sobre Diana, que também está sendo elevado pela protagonista, mas acredito que o amor pela personagem real e a visibilidade que ela tem recebido na mídia vão ajudar no sucesso da obra e, consequentemente, na sua presença nas premiações além da categoria de melhor atriz.
5. O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)
Será que Guillermo del Toro consegue repetir o feito de seu último filme? Ele teria que decepcionar muito para ficar de fora.
6. Duna (Dune)
Ainda que não tenha a mesma aclamação universal de Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015), esta ficção científica foi bem recebida e pode se tornar o principal blockbuster na disputa.
7. Licorice Pizza
O Oscar tem certa resistência a histórias sobre adolescentes e existe a possibilidade de acharem o novo do Paul T. Anderson muito leve. Entretanto, o diretor é muito admirado e, num ano com 10 indicados, seu filme pode ser reconhecido caso seja bastante elogiado.
8. Fuga (Flee)
Com a chance de aparecer também em documentário, animação e filme internacional, este drama bastante aclamado tem mantido o hype com exibições em festivais recentes. Só teremos certeza se entra na categoria principal ou só nas outras na manhã do anúncio, independentemente de como se saia nos precursores.
9. Amor, Sublime Amor (West Side Story)
Dependendo das comparações com o filme original, esta refilmagem pode conseguir apenas algumas indicações em categorias técnicas ou ir longe como o filme de 1961. Além disso, não sabemos se o musical tick, tick… BOOM! terá reações favoráveis, o que poderia tirar o foco da obra de Steven Spielberg na hora da votação.
10. No Ritmo do Coração (CODA)
Se a Academia der uma chance para este crowdpleaser, com certeza os votantes vão se encantar e se emocionar. A dúvida é se o filme foi lançado muito cedo e se a Apple TV vai focar em Swan Song caso sua exibição no AFI Fest em novembro seja bem-sucedida.
Outras possibilidades:
11. A Tragédia de Macbeth (The Tragedy of Macbeth)
O filme teve reações entusiasmadas no Festival de Nova York (NYFF) e a Academia costuma reconhecer os trabalhos de Joel Coen, ainda que aqui ele não tenha dividido a direção com seu irmão, Joel. Em contrapartida, poucas adaptações de William Shakespeare conseguiram indicação em melhor filme.
12. Casa Gucci (House of Gucci)
Como O Último Duelo (The Last Duel) não empolgando muito no Festival de Veneza, a última esperança para Ridley Scott este ano está no filme sobre a saga da família Gucci.
13. Não Olhe para Cima (Don’t Look Up)
Ainda é um mistério se a nova sátira de Adam McKay vai agradar a crítica, o público e os votantes.
14. Being the Ricardos
Ainda não dá para descartar o novo filme dirigido por Aaron Sorkin, que certamente atrairá olhares devido aos nomes envolvidos e ao apelo de Lucille Ball.
15. Titane
Há outros filmes internacionais mais convencionais que podem se sair bem, como Parallel Mothers, A Mão de Deus (The Hand of God) e Um Herói (A Hero), mas o vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cannes parece despertar bastante paixão, o que tende a fazer a diferença no modelo atual de votos.
Qual filme deveria ter mais buzz:
The Novice
De maneira bastante inventiva, este drama espetacular nos coloca na pele de uma jovem obcecada. Poucos viram o filme desde o Festival de Tribeca e o lançamento em dezembro por uma distribuidora pequena deve ser tarde demais para a criação do buzz que o filme merece.
Quem será que chega até a reta final? Deixe suas previsões nos comentários!