O Festival de Veneza ajudou a consolidar Kristen Stewart, Olivia Colman e Penélope Cruz, vencedora do prêmio de melhor atriz lá. Por sua vez, o Festival de Toronto mostrou que Jessica Chastain pode se sair bem mesmo com as reações mistas ao seu filme. Além delas, há diversas opções cuja categoria ainda não foi confirmada.
Previsões para o Oscar de melhor atriz:
1. Kristen Stewart, Spencer
Filme aclamado e com chance de aparecer na categoria principal. Atuação universalmente bem recebida. Personagem famosa, querida no mundo todo e em alta na mídia graças a The Crown. Não há absolutamente nada pesando contra Stewart por enquanto.
2. Jessica Chastain, Os Olhos de Tammy Faye (The Eyes of Tammy Faye)
Até quem não gostou do filme parece ter caído de amores por esta interpretação. Mesmo que perca fôlego para uma vitória, a indicação parece certa.
3. Penélope Cruz, Parallel Mothers
Vencer um dos maiores festivais do ano não é garantia de indicação, principalmente quando se trata de alguém por um filme internacional, mas o prestígio e a visibilidade associados à vitória não atrapalha. Cruz está num filme considerado bastante acessível e ela já é uma atriz bastante conhecida, então sua presença nos precursores pode estar garantida.
4. Olivia Colman, A Filha Perdida (The Lost Daughter)
A cada novo trabalho, Colman parece receber uma nova leva de elogios entusiasmados e a estreia de Maggie Gyllenhaal não foi diferente. As reações ao filme foram muito positivas, mas o caráter mais desafiador da obra pode ser um leve empecilho.
5. Lady Gaga, Casa Gucci (House of Gucci)
Uma das incógnitas da temporada, Gaga parece ter um prato cheio para se destacar, a não ser que o filme não seja muito elogiado.
Outras possibilidades:
6. Frances McDormand, A Tragédia de Macbeth (The Tragedy of Macbeth)
Na onda de sua vitória recente, McDormand foi elogiada por sua Lady Macbeth. A dúvida é a categoria em que vão incluir sua performance. Mesmo que o estúdio faça campanha como protagonista, há o risco de ocorrer o mesmo que aconteceu com LaKeith Stanfield.
7. Caitriona Balfe, Belfast
Outra atriz que talvez seja colocada como coadjuvante. Independentemente da categoria, Balfe tem não só elogios a seu favor, mas também o apelo do filme, que deve ser um dos principais da temporada de premiações.
8. Nicole Kidman, Being the Ricardos
Transformação física. Personagem famosa querida. Atriz respeitada. Em teoria, Kidman tem tudo que a Academia adora. Só falta saber como vai ficar a performance na prática.
9. Jennifer Hudson, Respect: A História de Aretha Franklin (Respect)
Mesmo tendo momentos marcantes praticamente só nas cenas em que mostra seu alcance vocal, Hudson não pode ser descartada, já que o Oscar tende a olhar com carinho para interpretações que emulam cantoras, mesmo quando os filmes não são muito aclamados.
10. Emilia Jones, No Ritmo do Coração (CODA)
Esta jovem tem grande chance de aparecer como um dos principais nomes em prêmios de atriz revelação por seu desempenho espetacular. Porém, é uma tarefa ingrata tentar ser lembrada em meio a tantos nomes de peso.
11. Rachel Zegler, Amor, Sublime Amor (West Side Story)
Outra possibilidade para prêmios de atriz revelação, Zegler precisa nos fazer esquecer o peso do filme original, além de ir além do tratamento unidimensional dado à Maria do musical de 1961.
12. Cate Blanchett, O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)
Se o filme der um pouco mais de destaque à personagem do que na obra de 1947, o posicionamento nesta categoria pode acontecer.
13. Renate Reinsve, The Worst Person in the World
A vitória no Festival de Cannes está cada vez mais longe. No entanto, é possível que a crítica a ajude a permanecer na disputa.
14. Halle Berry, Ferida (Bruised)
O buzz está fraco ainda. Porém, a natureza do papel pode ajudá-la a entregar algo memorável.
15. Sandra Bullock, Imperdoável (The Unforgivable)
Caso outras candidatas decepcionem e seu filme surpreenda, Bullock pode voltar à corrida com este drama.
Qual atriz merece ter mais buzz:
Isabelle Fuhrman, The Novice
A atuação poderosa de Fuhrman é digna de elogios superlativos assim como foram os de Natalie Portman por Cisne Negro (Black Swan, 2010). O filme foi bem recebido no Festival de Tribeca, mas precisava de mais exibições em outros festivais para dar mais gás ao menos à performance principal.
Quem você acha que vai ser indicada a melhor atriz?