A desigualdade do sistema de castas indiano é a base de O Tigre Branco (The White Tiger, 2021), uma história cativante sobre um jovem ambicioso que começa a mudar de vida quando se torna motorista de uma família rica. O ponto alto da obra é a performance magnética de Adarsh Gourav, que mostra a evolução do personagem de maneira muito convincente.
O drama é baseado num livro bastante popular, e a origem literária acaba transparecendo do início ao fim. Apesar de ser bem escrito, o roteiro peca por manter uma narração em off completamente desnecessária em praticamente todas as cenas em que não há diálogo. Outro problema é a escolha de revelar a virada que ocorre na trama já no começo do filme, reduzindo o impacto da cena quando ela acontece.
Mesmo com uma narrativa que se torna previsível, o cineasta Ramin Bahrani faz um ótimo trabalho na direção, mantendo a nossa atenção sem cair em apelação. Além disso, é interessante como O Tigre Branco usa as comparações com Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, 2008) a seu favor.
Nota: 6.5