O jogo ainda está bem aberto e teremos mais de 4 meses pela frente. Alguns novos filmes podem ser lançados até o fim de fevereiro, mas a maioria dos possíveis indicados já foi vista. Quer saber quem são as opções com mais buzz para melhor filme? Confira abaixo:
1. Nomadland
O drama mais aclamado do ano já ganhou inúmeros prêmios em festivais e deve fazer a limpa nas premiações da crítica. O público e os votantes também se conectarão com esta obra humanista e intimista? É a possibilidade mais forte caso a Academia não queira premiar a Netflix nesta categoria.
2. Mank
A crítica curtiu bastante, apesar de não considerar o filme no mesmo nível de A Rede Social (The Social Network, 2010). Como é um drama sobre old Hollywood e se relaciona com a sociedade atual, tem chance de vencer assim como outros filmes sobre artistas, como Birdman (2014) e O Artista (The Artist, 2011).
3. Os 7 de Chicago
Ainda há puristas que acreditam que streaming não deveria ser considerado cinema. No ano em que a pandemia começou, plataformas assim foram cruciais para manter o fluxo de lançamentos, mas uma parcela da Academia pode priorizar filmes lançados primeiramente no cinema. Se o Oscar estiver disposto a ignorar essa questão e se Mank agradar apenas críticos e cinéfilos, aí uma alternativa é o filme do Aaron Sorkin, cujo clímax emotivo deve converter votantes.
4. Soul
Uma animação não entra na categoria principal desde Toy Story 3 (2010). Caso o novo filme da Pixar consiga a indicação, é possível que a qualidade do filme, a mensagem que casa com os tempos em que vivemos e o aspecto crowdpleaser ajudem numa campanha para a vitória.
5. Minari
Ainda pode ter o mesmo destino de A Despedida (The Farewell, 2019), mas existe a chance de indicação e até de premiação caso a Academia ache que é o momento de celebração da derrota do Trump seja ideal para reconhecer um filme sobre uma família de imigrantes.
6. A Voz Suprema do Blues
Com críticas entusiasmadas e um estilo de filme que costuma ser reconhecido, será estranho se este drama não entrar.
7. The Father
O impacto emocional deve fazer a diferença na hora de lembrarem do filme.
8. One Night in Miami…
Eu estaria mais confiante se estivesse sendo lançado por outro estúdio, já que a Amazon tende a desperdiçar ótimos candidatos todo ano. Praticamente a única vez que emplacaram foi com Manchester à Beira-mar (Manchester By The Sea, 2016).
9. News of the World
Uma boa parcela da Academia deve priorizar filmes que remetem a um cinema das antigas, e esta obra se encaixa. Basta não ser um desastre para se manter na disputa…
10. The United States Vs. Billie Holiday
O lançamento tardio, mas bem no período da votação, pode atrapalhar ou ajudá-lo. É um dos últimos que serão vistos.
Outras possibilidades:
A Festa de Formatura
Tenet
Destacamento Blood
Pieces of a Woman
Judas and the Black Messiah
Qual filme deveria ser indicado mas não tem buzz:
Bacurau
Curtiu minhas novas apostas para o Oscar? Confira quem eu considerei nas outras categorias principais: