Depois de uma temporada com uma artista vencendo tudo e poucas possibilidades reais de surpresas, teremos choque de monstro em melhor atriz. Mantive a maioria das concorrentes mais fortes da aposta de outubro, com várias mudando de posição graças às reações que vimos nas últimas semanas. Vamos ao que interessa!
1. Viola Davis – A Voz Suprema do Blues
As críticas apontam que o papel tem menos destaque que o do Chadwick Boseman, mas isso não deve ser empecilho, já que ela também foi muito elogiada.
2. Vanessa Kirby – Pieces of a Woman
Quanto mais pessoas assistem ao filme, mais aparecem reações impressionadas com ela. Pode se tornar a queridinha dos prêmios da crítica e se consolidar como forte ameaça.
3. Frances McDormand – Nomadland
Praticamente uma lock, mas sem muito buzz para vencer, apesar da aclamação.
4. Sophia Loren – Rosa e Momo
Assim como Davis, Loren tem menos cenas que seu co-protagonista, mas o bastante para deixar sua marca. Além disso, é atriz que a Academia ama, o papel emociona e o filme é bastante acessível. A narrativa é uma das mais fortes também.
5. Andra Day – The United States vs. Billie Holiday
Todo ano tem uma jovem atriz surpreendendo. É uma das únicas ainda não vistas.
6. Meryl Streep – A Festa de Formatura
Agora sabemos que ela concorrerá na categoria principal. Se Streep conseguiu indicação até por Florence (Florence Foster Jenkins, 2016), e num ano concorrido, não dá para descartar neste. A vitória no Globo de Ouro parece iminente.
7. Michelle Pfeiffer – French Exit
Falando em Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical, Pfeiffer ainda tem chance de levar. Precisa muito dessa vitória e de indicações em todos os precursores televisionados para não sumir da disputa.
8. Carey Mulligan – Promising Young Woman
Queridinha dos críticos, Mulligan pode se tornar o novo Jake Gyllenhaal, que também foi esnobado por um papel controverso em um filme de um gênero que a Academia não costuma gostar, como ocorreu com O Abutre (Nightcrawler, 2014).
9. Kate Winslet – Ammonite
Se tem alguém que pode aparecer em todos os precursores mas acabar não aparecendo no Oscar é a Winslet, já que a disputa está acirrada e o filme dela não parece ter empolgado tanto.
10. Elisabeth Moss – Shirley
Num ano diferente, a presença dela seria mais garantida. Se não for lembrada por Shirley (2020), Moss pode aparecer por O Homem Invisível (The Invisible Man, 2020), mas o fato de ser terror deve atrapalhar.
Outras possibilidades:
Amy Adams – Era Uma Vez um Sonho
Zendaya – Malcolm & Marie
Sidney Flanagan – Never Rarely Sometimes Always
Carrie Coon – The Nest
Nicole Beharie – Miss Juneteenth
Quem deveria ser indicada mas não tem buzz:
Mary Twala Mhlongo – Isso Não É um Enterro, É uma Ressurreição (This Is Not a Burial, It’s a Ressurrection, 2020)
Quem seria o seu top 5 hoje? Deixe seu comentário!