Uma das categorias mais interessantes do ano, melhor atriz ainda tem diversas possibilidades cheias de potencial, que podem bagunçar bastante a corrida. Assim como nas minhas primeiras apostas, ainda acredito que o Oscar vai acabar fazendo história novamente, premiando a 2ª atriz preta da história da celebração mais famosa do cinema.
1. Viola Davis – Ma Rainey’s Black Bottom
Depois das primeiras imagens, a expectativa aumentou para uma possível vitória. Será que teremos mais uma atriz não branca vencedora na categoria principal?
2. Frances McDormand – Nomadland
A crítica foi quase unânime ovacionando esta atuação. A dúvida é se a Academia está disposta a dar a 3ª estatueta para ela poucos anos após sua 2ª vitória.
3. Sophia Loren – The Life Ahead
Com a confirmação de que a Netflix lançará este drama, é muito provável que a Academia não vai perder a chance de indicar novamente esta lenda do cinema, que já ganhou um Oscar competitivo e outro honorário. Além da idade avançada, o fato de ter sido dirigida pelo próprio filme vai gerar burburinho e o filme é a cara do Oscar.
4. Michelle Pfeiffer – French Exit
As críticas não caíram de amores pelo filme tanto quanto pela atuação desta veterana nunca premiada, mas sua performance parece ser daquelas que chamam bastante a atenção. A vitória seria difícil, mas uma indicação é muito possível, principalmente se o Globo de Ouro a consolidar e se aparecer nos outros precursores televisionados.
5. Vanessa Kirby – Pieces of a Woman
A novidade é esta jovem britânica conhecida pela série The Crown. Seu desempenho foi chamado de visceral e a vitória no Festival de Veneza com certeza não atrapalha sua narrativa, mas o filme pode gerar desconforto para uma parcela dos votantes.
6. Carey Mulligan – Promising Young Woman
A atuação é considerada uma das mais potentes e até controversas da temporada, num filme que deve proporcionar muitas análises.
7. Kate Winslet – Ammonite
O grande destaque do filme, recebido friamente pelos críticos, foi justamente sua atuação. No entanto, não parece ser o tipo de performance que veio para ganhar e a competição será bem ferrenha.
8. Andra Day – The United States vs. Billie Holiday
Esta novata na atuação pode se tornar um dos destaques da temporada caso o filme surpreenda.
9. Jennifer Hudson – Respect
Com cada vez menos buzz, ela precisa convencer como Aretha Franklin e torcer para outras candidatas se enfraqueçam.
10. Amy Adams – Era Uma Vez um Sonho
Com sangue nos olhos para finalmente vencer, Adams tem que se destacar tanto quanto sua a colega de elenco com buzz (Glenn Close) e ainda bater outras oponentes que têm se fortalecido.
Outras possibilidades:
Sally Hawkins – Eternal Beauty
Julia Garner – The Assistant
Meyl Streep – The Prom
Rashida Jones – On the Rocks
Sienna Miller – Wander Darkly
Quem seria o seu top 5 hoje? Deixe seu comentário!