Bem mais concorrida que no ano anterior, a categoria de melhor ator deve gerar pelo menos uma grande esnobada. Por enquanto, não parece haver um consenso sobre quem seria o atual favorito, o que é ótimo, pois quanto mais imprevisível, melhor!
Confira as previsões para o Oscar de melhor ator:
1. Colman Domingo, Rustin
Até quem não gostou tanto do filme nos festivais de Telluride e Toronto apreciou a atuação de Domingo, que tem todos os ingredientes para conquistar os votantes.
2. Cillian Murphy, Oppenheimer
Apesar de ser mais introspectiva do que o que costuma vencer, ainda estamos falando de uma performance admirada por praticamente todo mundo que viu o filme (e não foi pouca gente…).
3. Leonardo DiCaprio, Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon)
Apostar contra um dos queridinhos da Academia num dos filmes mais fortes do ano seria loucura. Contudo, já ocorreram esnobadas estranhas, principalmente em anos concorridos como este.
4. Paul Giamatti, Os Rejeitados (The Holdovers)
Por falar em esnobada, Giamatti ficou de fora justamente quando estava num dos filmes mais aclamados de 2004 por uma atuação premiadíssima. Dessa vez, a indicação deve ocorrer, mas está longe de garantida. O pessoal em Telluride e no TIFF curtiu bastante a performance e o filme, que ficou em segundo lugar no prêmio do público.
5. Andew Scott, All of Us Strangers
Uma das surpresas dos festivais, este drama chegou com tudo e conseguiu algumas das melhores críticas do ano em Telluride. Caso Scott apareça no BAFTA e tenha apoio no circuito regional de críticos, ele pode tirar algum nome “maior”, principalmente se o filme não for totalmente ofuscado por Pobres Criaturas (Poor Things), que será a prioridade do estúdio.
Outras possibilidades:
6. Bradley Cooper, Maestro
A recepção ao filme e ao desempenho de Cooper foi positiva em Veneza, mesmo com a polêmica da maquiagem considerada estereotipada. Como a disputa está acirrada, os elogios foram comedidos e o consenso parece ser de que Carey Mulligan é o principal destaque da obra, Cooper vai ter que suar para ser lembrado.
7. Jeffrey Wright, American Fiction
Quem pode surfar na onda do amor ao filme é Wright, bastante aclamado por esta sátira que conseguiu o importante prêmio do público no TIFF.
8. Peter Sarsgaard, Memory
A vitória como melhor ator em Veneza colocou Sarsgaard no mapa. Dará tempo de um lançamento com campanha eficaz para se sobressair?
9. Joaquin Phoenix, Napoleão (Napoleon)
Se o lançamento não for adiado e o resultado agradar, Phoenix pode garantir sua primeira indicação após a vitória no papel de Coringa.
10. Barry Keoghan, Saltburn
As reações iniciais ao filme foram mistas, mas quem gostou realmente adorou. E este jovem ator que acabou de entrar para o “clube” foi um dos pontos altos.
No radar:
Gael García Bernal, Cassandro
Teo Yoo, Vidas Passadas (Past Lives)
Glen Powell, Hit Man
Anthony Hopkins, One life
Kōji Hashimoto, Perfect Days
Quem mais deveria ter buzz:
Franz Rogowski, Passagens (Passages)
Quais são as suas previsões para melhor ator? Deixe um comentário abaixo!