Vários nomes de peso devem brigar para entrar na categoria de melhor atriz, mas alguém terá força o bastante para tirar o foco de Cate Blanchett e Michelle Yeoh? Ambas apareceram no Film Independent Spirt Awards, no Gotham Awards e devem continuar de mãos dadas em praticamente todas as premiações até a maior noite do cinema.
Confira as previsões de novembro para o Oscar de melhor atriz:
1. Cate Blanchett, TÁR
A vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza tem tudo para liderar o circuito dos críticos. Além disso, muitos artistas podem se identificar com os dilemas vividos pela estrela no filme de Todd Field, que deve estar entre os dez indicados na categoria principal.
2. Michelle Yeoh, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)
Quem também vai se beneficiar por estar num dos filmes com mais buzz do ano é Yeoh, que também foi muito elogiada e tem potencial para ver a narrativa de reconhecimento tardio ser um fator extra em sua campanha.
3. Danielle Deadwyler, Till
Mesmo não estando em um filme com muito potencial para ir além desta categoria, Deadwyler impressionou quem já viu o drama baseado numa história real. O Gotham Awards a indicou.
4. Michelle Williams, Os Fabelmans (The Fabelmans)
A escolha por esta categoria, em vez de coadjuvante, colocou Williams bem mais longe da estatueta. No entanto, a indicação é muito provável, considerando sua presença num dos grandes favoritos até o momento.
5. Margot Robbie, Babilônia (Babylon)
As reações iniciais destacam a ferocidade de sua performance, que pode ser facilmente lembrada, mesmo que o filme tenha detratores vocais.
Outras possibilidades:
6. Naomi Ackie, I Wanna Dance With Somebody
A última incógnita da temporada, Ackie tem potencial para surpreender neste papel bastante popular, a não ser que o filme seja um grande desastre.
7. Viola Davis, A Mulher Rei (The Woman King)
Para Davis ir além dos precursores televisionados, é importante que o filme aconteça na categoria principal, já que há diversas opções com esse diferencial na corrida.
8. Olivia Colman, Império da Luz (Empire of Light)
As críticas ao filme foram piorando a cada festival novo onde o drama era exibido. Isso não coloca um fim às chances de Colman, mas definitivamente ela vai ter que suar para passar à frente de atrizes em obras que agradaram mais.
9. Emma Thompson, Boa Sorte, Leo Grande (Good Luck to You, Leo Grande)
Ainda que o filme passe batido, Thompson é um nome muito apreciado na indústria, e sua atuação é difícil de ignorar. Para estar entre as cinco indicadas, a britânica precisa marcar presença nos prêmios da crítica e em mais de um televisionado.
10. Tang Wei, Decisão de Partir (Decision to Leave)
Se a obra de Park Chan-wook for além da categoria de melhor filme internacional, sua protagonista pode ter mais votos do que outros nomes com mais fama. O comitê do BAFTA pode ajudar a dar visibilidade, assim como fez com Renate Reinsve, mas será o bastante?
No radar:
Jennifer Lawrence, Passagem (Causeway)
Jessica Chastain, O Enfermeiro da Noite (The Good Nurse)
Vicky Krieps, Corsage
Zoe Kazan, Ela Disse (She Said)
Ana de Armas, Blonde
Quem mais deveria ter buzz:
Mia Goth, Pearl
Quem você vê chegando mais longe? Deixe seu comentário abaixo!