PREVISÕES PARA O OSCAR 2025: FILME (SETEMBRO)

Enquanto no ano passado já era possível prever quase todos os indicados a filme nesta altura do campeonato, as coisas parecem mais nebulosas nesta temporada. Tirando os seis primeiros colocados abaixo, o campo está bem aberto e coisas inesperadas podem acontecer, principalmente se as obras ainda não vistas decepcionarem. E, como a Academia tem abraçado cada vez mais filmes não falados em inglês, o Brasil tem chance de surpreender.

Confira as previsões de setembro para o Oscar de melhor filme:

1. Anora

O atual favorito saiu de Cannes com a Palma de Ouro e ficou em 3º lugar no prêmio do público do Festival de Toronto (TIFF). Se este aclamado filme dominar a premiação da crítica e for bem nos cinemas, a vitória pode ser bem fácil de ser alcançada.

2. Emilia Pérez

Um forte concorrente é este filme falado em espanhol. Vencedor do prêmio de atriz em Cannes e 2º colocado no prêmio do público no TIFF, o representante da França pode se tornar o primeiro musical desde Chicago (2002) a vencer a categoria principal.

3. The Brutalist

O consenso no Festival de Veneza e posteriormente no TIFF é de que este drama é um filme monumental, podendo ser a pedra no sapato de Anora, pelo menos no circuito de prêmios da crítica.

4. Conclave

Apesar de não parecer que será uma grande ameaça para vencer, este filme mais convencional dificilmente não conseguirá uma indicação, ainda mais se a bilheteria for satisfatória.

5. Duna: Parte 2 (Dune: Part Two)

Falando em bilheteria, esta continuação foi ainda maior do que o filme anterior, e a recepção foi tão boa quanto. Deve ser o principal blockbuster, com inúmeras indicações, mas sem muita chance de vitória nesta categoria.

6. O Quarto ao Lado (The Room Next Door)

Ao vencer o Leão de Ouro no Festival de Veneza, o primeiro longa-metragem de Pedro Almodóvar em língua inglesa ganhou o impulso necessário para se posicionar como um dos maiores nomes da temporada. As críticas foram boas, mas não espetaculares. No entanto, a presença de duas estrelas e a temática relevante vão atrair muitos olhares da indústria.

7. Sing Sing

Com a A2 priorizando The Brutalist, não será tão fácil para este drama se sobressair. No entanto, trata-se de um filme capaz de emocionar e com uma mensagem sobre a importância da arte. Isso pode compensar o pouco impacto que a obra teve nas bilheterias.

8. Nickel Boys

As reações no festival de Telluride e no New York Film Festival (NYFF) foram excelentes, mas a abordagem não tradicional pode ser um empecilho.

9. Gladiador 2 (Gladiator II)

Uma das incógnitas da temporada, esta continuação do vencedor de melhor filme também dirigido por Ridley Scott pode tanto se sair bem como ser mais um flop do diretor.

10. Ainda Estou Aqui

Outro filme que pode se beneficiar por sua relevância é o representante do Brasil na categoria de melhor filme internacional. Caso a recepção no NYFF seja tão boa quanto no TIFF e em Veneza, onde venceu roteiro, o drama sobre memórias e perseverança diante da ditadura pode se destacar. Para tanto, precisa que a crítica não o esqueça durante as premiações regionais e que a sua distribuidora não foque apenas no filme do Almodóvar.

Outras possibilidades:

11. Blitz

Assim como A Verdadeira Dor, o drama de Steve McQueen aborda os efeitos da 2ª Guerra Mundial, e é notório como a Academia tende a apreciar filmes com essa temática. As críticas no London Film Festival vão ser decisivas para definir o destino da obra na disputa.

12. A Verdadeira Dor (A Real Pain)

Com críticas excelentes, esta comédia tem cara de azarão. Num cenário com vagas de sobra por enquanto, a Academia pode se conectar com essa história sobre dois primos judeus fazendo o chamado tour do Holocausto na Polônia.

13. The Seed of the Sacred Fig

Quem pode atrapalhar os planos do Brasil, além de Emilia Pérez, é este drama que representa a Alemanha. Premiado em Cannes, o filme de Mohammad Rasoulof denuncia os abusos do regime iraniano e pode se transformar no queridinho da crítica nas premiações que acabam dando o tom da temporada.

14. Saturday Night

Ao não aparecer no top 3 do prêmio do público no TIFF, esta comédia sobre a primeira gravação do programa Saturday Night Live parece ter perdido o gás, e as críticas não foram tão entusiasmadas quanto se esperava. Pode até marcar presença nos principais prêmios televisionados, mas acredito que a ala internacional da Academia não vai se conectar e será decisiva para barrar o filme do lineup final.

15. September 5

Após reações positivas – mas nada eufóricas – em Veneza e Telluride, este drama sobre jornalistas lidando com a crise dos reféns nas Olimpíadas de Munique pode comer pelas beiradas. Porém, a temática delicada pode atrapalhar mais do que ajudar em meio a um conflito ainda latente entre Isreal e Palestina.

No radar:

Rivais (Challengers)

Here

A Complete Unknown

Wicked

Juror #2

Quem mais deveria ter buzz:

Caminhos Cruzados (Crossing)

 

E você, aposta em quem para o Oscar de melhor filme?

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