Depois de uma década, o Oscar vai voltar a indicar exatos 10 filmes na categoria principal. No ano passado, filmes independentes e menores tiveram grande destaque porque a pandemia fez muitos filmes de estúdio serem adiados. Será que isso continua este ano ou veremos grandes filmes dominarem a premiação?
Confira as minhas previsões para o Oscar de melhor filme:
1. The Power of the Dog
O novo drama de Jane Campion é uma adaptação literária com grande potencial para ser a maior aposta da Netflix. Abrirá em Veneza e será exibido em outros festivais também, o que é um ótimo indício de que vem para brigar pelo prêmio.
2. Nightmare Alley
Diretor cujo filme mais recente venceu as categorias de melhor filme e direção. Elenco cheio de estrelas que já foram indicadas ou até venceram Oscars. Esta refilmagem de um ótimo filme de 1947 tem todos os ingredientes para se tornar um dos maiores e melhores filmes do ano.
3. House of Gucci
Se Ridley Scott acertar no tom, este pode ser o seu ticket para retornar ao Oscar e talvez até sentir o gostinho da vitória.
4. CODA
Extremamente aclamado em Sundance, tendo vencido diversos prêmios incluindo o principal, este drama tem cara de ser o indie mais crowdpleaser do ano, com o diferencial de abordar um tema socialmente relevante.
5. Don’t Look Up
Outra aposta da Netflix, esta sátira pode atingir o zeitgeist devido à temática – cientistas tentando avisar governantes sobre um desastre ambiental iminente. Soa familiar?
6. Amor, Sublime Amor (West Side Story)
O musical no qual ele se baseia é considerado um clássico e venceu nada menos que 10 Oscars, incluindo melhor filme. Dificilmente a história se repetirá, mas ao menos a indicação é bem provável.
7. Belfast
Um drama de época em preto e branco mostrando a infância de Kenneth Brannagh. Tem cheiro de que será o representante britânico do ano.
8. Duna (Dune)
Se as críticas forem superlativas, o filme pode se tornar o blockbuster abraçado pela Academia. A não ser que a recepção do público não seja tão calorosa…
9. Fuga (Flee)
Este filme espetacular ganhou um prêmio em Sundance e vai ser exibido em diversos festivais nos próximos meses. O fato de ser um documentário internacional e em animação pode atrapalhar? Pode, mas se tem uma obra assim que pode chegar lá é esta, por ser muito impactante, acessível, socialmente relevante e entreter como poucos. Deve ser um dos grandes candidatos da NEON, que fez história ao conseguir o que parecia impossível: levar Parasita (Parasite, 2019) à vitória.
10. Madres Paralelas
Marcando presença nos principais festivais do segundo semestre, o novo drama de Pedro Almodóvar tem um tema universal e uma estrela encabeçando a narrativa. Se for aclamado, pode ir bem na corrida.
Possibilidades de filmes já vistos:
A Crônica Francesa (The Franch Dispatch)
Mass
A Hero
Worth
The Duke
Em um Bairro de Nova York (In the Hights)
Passing
Titane
Annette
Memoria
Nitram
Pig
Nine Days
After Yang
The Green Knight
Shiva Baby
Mothering Sunday
Petit Maman
Bergman Island
The Souvenir: Part II
The Novice
Todos Estão Falando Sobre Jamie (Everybody’s Talking About Jamie)
Possibilidades de filmes ainda não vistos mas com confirmação de lançamento ou presença em festivais:
King Richard: Criando Campeãs (King Richard)
The Tragedy of Macbeth
Spencer
The Humans
The Eyes of Tammy Faye
The Survivor
Benediction
The Electrical Life of Louis Wain
The Last Duel
Noite Passada em Soho (Last Night in Soho)
Eternos (Eternals)
Vingança e Castigo (The Harder They Fall)
The Lost Daughter
tick, tick… Boom!
The Card Counter
Dear Evan Hansen
The Many Saints of Newark
Lakewood
The Starling
Bruised
Cry Macho
Possibilidades de filmes ainda sem confirmação de lançamento ou presença em festivais:
Soggy Bottom
Being the Ricardos
C’mon C’mon
Cyrano
Bruised
The Phantom of the Open
Swan Song (de Benjamin Cleary)
Dali Land
The Tender Bar
Caravaggio’s Shadow
The Whale
The Way of the Wind
Next Goal Wins
Tetris
Quem será que chega até a reta final? Deixe suas previsões nos comentários!