Este ano pode ser dominado por atrizes interpretando personagens reais. Vamos ver quantas concorrentes vão conseguir chegar até o fim da corrida sem o empurrão que transformações física e biografias costumam dar.
Outro ponto a ser analisado: nós sabemos que ter seu filme indicado na categoria principal é meio caminho andado, mesmo que a Academia não tenha o costume de indicar muitos filmes protagonizados por mulheres num mesmo ano.
Dê uma olhada nas previsões para o Oscar 2022 na categoria de melhor atriz:
1. Kristen Stewart, Spencer
Há anos esta jovem atriz tem se consolidado como uma artista atraída por personagens intrigantes em projetos de grandes autores. Mesmo que seu novo filme seja bastante desafiador para a Academia, o fato de interpretar alguém tão conhecida e popular deve ajudar.
2. Jessica Chastain, The Eyes of Tammy Faye
Ainda não sabemos se o filme será bom ou não nem se sua performance será polarizada devido à transformação física chamativa, mas a Academia costuma amar esse tipo de coisa e a personagem real tem muito potencial para render e emocionar. Basta o filme não ser um desastre.
3. Jennifer Hudson, Respect
Tentando conseguir seu segundo Oscar, Hudson pode facilmente estar entre as cinco indicadas. Ela tem sido considerada a melhor coisa do filme, criticado por ser uma biografia genérica. Na pior das hipóteses, fica de fora como Taron Egerton, cujo filme também foi lançado bem cedo naquele ano. Na melhor das hipóteses, pode ganhar assim como Renée Zellweger e Rami Malek, que venceram interpretando pessoas queridas graças a cenas impactantes apoiadas nas músicas avassaladoras de tais artistas – e, no caso dele, impulsionado pelo grande sucesso do filme. Por enquanto, eu acho que Hudson entra mas não ganha, assim como Andra Day.
4. Lady Gaga, House of Gucci
Depois de vencer o Oscar na categoria de melhor canção, Gaga vai tentar ganhar um prêmio de atuação. Dessa vez, por uma personagem que pode agradar em cheio, a não ser que considerem a obra e a performance camp, o que nem sempre é bem visto.
5. Kirsten Dunst, The Power of the Dog
Com décadas construindo uma carreira bastante interessante e variada, Dunst pode finalmente emplacar, com um filme que tem cheiro de indicado a melhor filme. Dependendo de como Jane Campion adaptou o material e da campanha, a atriz pode ser jogada para a categoria de coadjuvante.
6. Jodie Comer, The Last Duel
Outra performance que talvez tenha campanha como coadjuvante. Comer venceu o Emmy recentemente por um papel muito popular, e talvez o momento de ser reconhecida no cinema tenha chegado.
7. Penélope Cruz, Madres Paralelas
Algo me diz que o novo filme de Pedro Almodóvar vai vir com tudo, e não só em melhor filme internacional. A presença em quase todos os festivais do segundo semestre é um ótimo sinal e Cruz pode se beneficiar disso.
8. Jennifer Lawrence, Don’t Look Up
Depois da primeira indicação, Lawrence teve um sucesso meteórico, inclusive com o Oscar. Este ano, veremos se o amor passou após alguns anos sem grandes projetos. Se a comédia de Adam McKay for bem recebida, a jovem atriz pode voltar às graças da Academia.
9. Frances McDormand, The Tragedy of Macbeth
Não dá para ignorar a força da atriz, que acabou de vencer seu terceiro Oscar. O papel é complexo e o filme tem o cacife de ser dirigido por Joel Coen, mas será que não vão jogá-la para coadjuvante?
10. Emilia Jones, CODA
Por enquanto, Jones tem a seu favor a recepção calorosa do filme e os elogios à sua atuação. Caso o filme aconteça na categoria principal e a atriz apareça nos precursores como atriz (não só como revelação), ela pode se dar bem.
Possibilidades de filmes já vistos:
Tessa Thompson, Passing
Rachel Sennott, Shiva Baby
Helen Mirren, The Duke
Renate Reinsve, The Worst Person in the World
Tilda Swinton, Memoria
Odessa Young, Mothering Sunday
Possibilidades de filmes ainda não vistos mas com confirmação de lançamento ou presença em festivais:
Rachel Zegler, Amor, Sublime Amor (West Side Story)
Halle Berry, Bruised
Olivia Colman, The Lost Daughter
Caitriona Balfe, Belfast
Claire Foy, The Electrical Life of Louis Wain
Naomi Watts, Lakewood
Melissa McCarthy, The Starling
Thomasin McKenzie, Noite Passada em Soho (Last Night in Soho)
Sigourney Weaver, The Good House
Haley Lu Richardson, Montana Story
Possibilidades de filmes ainda sem confirmação de lançamento ou presença em festivais:
Nicole Kidman, Being the Ricardos
Sally Hawkins, The Phantom of the Open
Barbara Sukowa, Dali Land
E aí, o que achou das previsões?