Foi dada a largada para a corrida pelo próximo Oscar. Agora que o Festival de Veneza e o Festival de Toronto (TIFF) terminaram, já sabemos quais filmes podem ter mais força para chegar à reta final. Curiosamente, a mesma obra ganhou tanto o Leão de Ouro em Veneza quanto o prêmio do público em Toronto: Nomadland. É a primeira vez que isso acontece!
Além do aclamado drama feito por Chloé Zhao, outro destaque no festival italiano foi a atuação da britânica Vanessa Kirby, que ganhou o prêmio de melhor atriz por Pieces of a Woman, que será distribuído pela Netflix a tempo para o Oscar.
Por sua vez, TIFF consolidou filmes como One Night in Miami, debut da Regina King, e deu uma esfriada no buzz de obras como Ammonite, que não recebeu tantos elogios quanto se esperava, apesar de ainda estar na disputa para categorias técnicas e de atuação. Por falar na King, seu filme ficou em segundo lugar para o público, enquanto a terceira colocação foi para Beans, de Tracey Deer.
A melhor notícia é que todos os cinco principais filmes premiados em Toronto são dirigidos por mulheres e nenhuma delas é branca. Vamos torcer para essa diversidade se refletir nas próximas premiações. Opções não faltam para os votantes. Como você pode conferir aqui, o histórico de vencedores de Veneza e Toronto no Oscar é bem interessante, principalmente os escolhidos pelo prêmio do público do festival canadense – o prêmio tem sido um ótimo indicador na última década, mesmo que os votantes não sejam o mesmo.
Presença brasileira em Veneza e Toronto
E o Brasil? Em Veneza, o documentário Narciso em Férias foi exibido fora de competição. A obra aborda o período em que Caetano Veloso foi preso durante a ditadura. Já TIFF teve a exibição de Casa de Antiguidades, que dividiu opiniões entre os poucos que conferiram, como dá para notar no Rotten Tomatoes, no Tilt Magazine e no AwardsWatch.
Médias dos filmes de Veneza e Toronto no Rotten Tomatoes e no Metacritic
Quer saber como foi a recepção dos filmes exibidos nos festivais? Separei os principais, com suas respectivas médias nos agregadores de críticas (alguns ainda estão sem uma média ou outra):
Nomadland
Rotten Tomatoes: 98% (média 9.1)
Metacritic: 98
Wolfwalkers
Rotten Tomatoes: 95% (média 8.5)
Metacritic: 94
The World to Come
Rotten Tomatoes: 100% (média 7.9)
Metacritic: 89
The Duke
Rotten Tomatoes: 100%
Metacritic: 84
Apples
Rotten Tomatoes: 100%
Metacritic: 83
76 Days
Rotten Tomatoes: 100% (média 7.9)
Metacritic: 81
One Night in Miami
Rotten Tomatoes: 98% (média 8.3)
Metacritic: 80
The Disciple
Rotten Tomatoes: 93%
Metacritic: 79
Shiva Baby
Rotten Tomatoes: 100% (média 8.1)
Metacritic: 79
Wife of a Spy
Rotten Tomatoes: 100%
Metacritic: 78
Quo Vadis, Aida?
Rotten Tomatoes: 100% (média 7.7)
Beans
Rotten Tomatoes: 100% (média 7.2)
Notturno
Rotten Tomatoes: 82%
Metacritic: 77
Ammonite
Rotten Tomatoes: 78% (média 7.1)
Metacritic: 77
Mandibles
Rotten Tomatoes: 100%
Metacritic: 75
Never Gonna Show Again
Rotten Tomatoes: 100% (7.6)
New Order
Rotten Tomatoes: 95%
Metacritic: 73
Lacci
Rotten Tomatoes: 71%
Pieces of a Woman
Rotten Tomatoes: 79% (média 7.2)
Metacritic: 69
Summer of 85
Rotten Tomatoes: 63%
Metacritic: 68
I Care a Lot
Rotten Tomatoes: 97% (média 7.4)
Metacritic: 67
Violation
Rotten Tomatoes: 88% (média 6.9)
I Am Greta
Rotten Tomatoes: 88% (média 6.8)
Metacritic: 66
Concrete Cowboy
Rotten Tomatoes: 81% (média 6.2)
Metacritic: 66
Another Round
Rotten Tomatoes: 93% (7.3)
Metacritic: 64
Shadow in the Cloud
Rotten Tomatoes: 73% (média 5.8)
Metacritic: 63
Good Joe Bell
Rotten Tomatoes: 57% (média 5.9)
Metacritic: 61
Get the Hell Out
Rotten Tomatoes: 50% (média 5.2)
Penguin Bloom
Rotten Tomatoes: 65% (média 6.4)
Metacritic: 50
Mainstream
Rotten Tomatoes: 40% (média 3.8)
Metacritic: 37
Quem você acha que vai ter força para chegar ao Oscar? Veremos Zhao e King indicadas? Deixe seu comentário!